Alma atlântica: uma leitura junguiana do romance Que importa a fúria do mar

Auteurs-es

  • Sergio Ricardo Perassoli Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Aparecido Donizete Rossi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Letras Modernas.

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v24i42.31097

Mots-clés :

Literatura, Teoria Literária, Crítica Literária, Psicanálise

Résumé

Por meio da análise da obra Que Importa a Fúria do Mar (2013), romance de estreia da jornalista Ana Margarida de Carvalho, intenta-se realizar alguns apontamentos a respeito da figura da anima, arquétipo junguiano que evidencia o lado feminino e a completude psíquica do homem. Recorrendo a uma reflexão sobre a personagem Joaquim e seu amor por Luísa, o presente estudo pretende compreender a manifestação do simbolismo da anima ao longo dos principais acontecimentos do romance.

Bibliographies de l'auteur-e

Sergio Ricardo Perassoli Junior, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (2013), mestre em Estudos Literários pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) - Faculdade de Ciências e Letras/Campus de Araraquara (2017) - e doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (2018)

Aparecido Donizete Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Letras Modernas.

Cido Rossi é graduado em Letras (Português/Inglês), mestre e doutor em Estudos Literários pela UNESP - Araraquara/SP. Atua no curso de Letras da UNESP - Araraquara, no qual é professor de Literatura Inglesa; no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instituição, no qual é professor permanente; e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFSCar - São Carlos/SP, no qual é professor colaborador. Desenvolve pesquisas sobre as Manifestações do Gótico, do Fantástico e da Fantasia na ficção por meio das perspectivas da Desconstrução derridiana e da Psicanálise freudiana-junguiana. É líder do grupo de pesquisa (CNPq/UNESP) Vertentes do Fantástico na Literatura, coordenador do GT ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional e membro dos grupos de pesquisa (CNPq/UERJ) Estudos do Gótico e Nós do Insólito.

Téléchargements

Publié-e

2020-03-23