Literatura Distópica e o Incentivo à Leitura
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.35982Mots-clés :
Leitura, Educação, Ensino de literatura, Literatura contemporânea.Résumé
O domínio da leitura, primeiro passo para a transformação plena do sujeito, é um grande desafio para educadores. No Ensino Médio, estende-se a leitura aos textos literários, que implicam decisões quanto à seleção das obras para estudo. O interesse dos alunos pelas obras canônicas, exigidas em processos seletivos para as universidades, muitas vezes se perde em razão de sua temática e linguagem, distantes da realidade deles. Textos literários contemporâneos devem integrar-se às aulas, por seu potencial para fomentar discussões e consolidar o gosto pela leitura. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de estudo de Corpos Secos (2020), narrativa sobre a pandemia que assola o Brasil.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
2020-11-02
Numéro
Rubrique
Dossiê
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).