O direito ao estudo de Literatura – Da redemocratização ao contexto atual

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DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.35997

Mots-clés :

Ensino de literatura, Direito à literatura, Antonio Candido, BNCC.

Résumé

O presente artigo analisa a influência das mudanças políticas nos rumos da educação literária no Brasil, detendo-se no período de redemocratização política, quando Antonio Candido (2004) publica o ensaio “O direito à literatura”, até o contexto contemporâneo, em que a Base Nacional Comum Curricular rege as instituições de ensino, divergindo da situação sócio-política do país.

 

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Bibliographies de l'auteur

Rodrigo Ribeiro Mansor, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa; Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (2008) possui pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2016) e em Literatura Contemporânea pela Faculdade de Educação São Luís (2018). Atua como professor regente de aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura nos ensinos fundamental e médio em Muriaé-MG, nas redes municipal e estadual de ensino.

Joelma Santana Siqueira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2008). Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com bolsa CAPES (2014-2015). Professora efetiva na graduação (2004...) e pós-graduação (2012...) da Universidade Federal de Viçosa e professora efetiva da Universidade Federal de Goiás/Campus Avançado de Jatai (2001-2004). Desenvolve projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura sobre narrativa moderna; poesia moderna; estudos interartes; e literatura e mídia, com publicações de artigos, capítulos e livros, entre os quais destaca: Estudos de literatura brasileira em Portugal: travessias (CITCEM e Edições Afrontamento, 2017) e Figurar a sensação - o espaço na pitura moderna e na narrativa de Clarice Lispector (Editora da UFV, 2017). Editora chefe das revistas Gláuks e Jangada. Participa do conselho consultivo de diferentes periódicos acadêmicos. Coordenou o projeto de Ensino financiado pelo Programa de Licenciaturas Internacionais/CAPES (2012-2014) e o projeto de Ensino financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras/UFV (2016-2018). Coordena o Projeto de Extensão e Cultura Cine DLA, (2010-2014; 2018- ) e o Projeto de Extensão "Livros e Canções - um programa de rádio sobre o universo da palavra escrita e cantada", exibido pela Universitária FM 100,7 em parceria com a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa, apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFV por meio de Bolsa Pibex/2019. Coordena o Projeto de Pesquisa Escritores na imprensa ? Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto no Jornal do Brasil, apoiado pela Fapemig por meio do Edital Nº 001/2017 - Demanda Universal. Lidera o grupo de pesquisa Literatura e mídia, cadastrado no Diretório do CNPq.

Références

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Publiée

2021-05-31