Imprensa e literatura infantil: Viriato Corrêa de "Cazuza" a Fafazinho

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.58399

Mots-clés :

literatura infantil, imprensa, Viriato Corrêa

Résumé

Este artigo quer destacar um momento da trajetória do intelectual Viriato Corrêa, jornalista, teatrólogo, escritor e autor de literatura infantil. Ele parte do sucesso de seu mais importante livro para crianças, Cazuza, publicado em 1938, para privilegiar sua iniciação junto ao público infantil. Ela ocorreu na Gazeta de Notícias, em 1905, quando ele se encarregou de uma pioneira coluna dedicada a esses leitores, tornando-se o Fafazinho, um personagem conhecido na cidade do Rio de Janeiro.  

Biographie de l'auteur-e

Angela de Castro Gomes, Universidade Federal Fluminense e Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestra e doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, Professora titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora emérita do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc/FGV) e Pesquisadora Visitante Emérita pela Faperj na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio- 2021 -   ).

Références

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Arquivo Viriato Corrêa. Rio de Janeiro.

BOTELHO, André. Aprendizado do Brasil: a nação em busca dos seus portadores sociais. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.

CENTRO DE MEMÓRIA. Arquivo da Companhia Editora Nacional. Unifesp, São Paulo.

CORRÊA, Viriato; RIO, João. Era uma vez... Contos para crianças. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. Edição revista.

CORRÊA, Viriato. História da liberdade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1962.

GAZETA DE NOTÍCIAS. Rio de Janeiro, 1906 e 1907. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

GOMES, Angela de Castro. A escola republicana: entre luzes e sombras. In: GOMES, Angela C.; PANDOLFI, Dulce; ALBERTI, Verena (org.). A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 399-450.

GOMES, Angela de Castro; CAVALCANTE, Vanessa. História da liberdade no Brasil ou quando uma história acaba em samba. In: ROCHA, H.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. (org.). A História na escola. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.

GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GONÇALVES, Roberta F. As aventuras d’O Tico-Tico: formação infantil no Brasil republicano (1905-1962). Tese (Doutorado em História) – Instituto de História, UFF, Niterói, 2019.

GONTIJO, Rebeca. Coração: um diário, vários tempos e algumas histórias. In: ROCHA, H.; REZNICH, L.; MAGALHÃES, M. (org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009. p. 49-70.

HANSEN. Patrícia T. “Livros nação”: narrativas e outros tipos de literatura cívica no Brasil do século XIX ao início do XX. In: SOARES, Gabriela P.; RAFFAINI, Patrícia T. (org.). Livros infantis velhos e esquecidos. São Paulo: BBM, 2022. p. 79-104.

ORIÁ, Ricardo. O Brasil contado às crianças: Viriato Corrêa e a literatura escolar brasileira (1934-1961). São Paulo: Annablume, 2011.

PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. Literatura infantil, história e educação: um estudo da obra Cazuza de Viriato Corrêa. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2001.

PINTO, G. Hércules. Viriato Correia (a modo de biografia). Rio de Janeiro: Alba, 1966.

ROSA, Zita de Paula. O Tico-Tico: meio século de ação recreativa e pedagógica. Bragança Paulista: Edusf, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2024-03-28