A terceira margem do mito: hermenêutica da corporeidade
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v14i22.10959Résumé
No encalço do apelo da questão que repousa na imagem da Terceira Margem e numa tentativa de pensar tal questão na medida em que ela se refere ao fenômeno mítico como experiência fundamental de corporeidade, esteensaio tenta não chegar a uma representação conceitual da experiência que se esforça em pensar. É impossível compreender de modo próprio qualquer vigor de experiências míticas e corpóreas por meio da conceitualização, porque a conceitualização constitui a essência mesma do modo de pensar -- metafísico e
científico -- que expropriou mito e corpo de toda relação direta com verdade e significado, visto que os conceitos operam como elementos mediadores no processo de conhecer e pensar no escopo da metafísica e da ciência. Assim, este ensaio tenta corresponder às possibilidades de pensamento numa imagem
poética tal como a Terceira Margem, de modo a viabilizar uma compreensão poética do que aqui se pretende pensar.
Téléchargements
Publiée
2017-06-27
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).