Ressentimento do mundo: provocação na poesia de Drummond nos anos 50.
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v11i16.11186Résumé
Em diálogo com os argumentos de Vagner Camilo em Da Rosa do povo à Rosa das trevas, este ensaio busca definir os termos da melancolia e da ironia drummondiana nos anos 50, os quais oscilariam entre autocrítica, provocação e sarcasmo, num procedimento literário que refere e reelabora os impasses do modernismo no sistema literário brasileiro dos anos 50 e a dinâmica da modernização conservadora da sociedade brasileira.Téléchargements
Publiée
2017-07-04
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).