As Festas Galantes de Watteau: Da Frivolidade à Melancolia

Auteurs

  • Celina Moreira de Mello UFRJ

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v9i13.15184

Résumé

Resumo: Como se legitima a obra de arte? Como emerge e solicita ser reconhecida enquanto tal? Apresentamos, neste ensaio, um breve estudo de alguns valores investidos no tema da “festa galante”, partindo da fundação, em 1717, do gênero pictural das festas galantes por ocasião da apresentação do quadro de recepção (morceau de réception) de Watteau (1684-1721) -- Peregrinação à ilha de Citera. Este estudo fundamenta-se na proposta de Dominique Maingueneau (1993) para os estudos literários, e especificamente nos conceitos de contexto, ethos e posicionamento, para construir a visão de um espaço discursivo de legitimação recíproca entre o campo literário e o campo pictural.
Palavras-chave: Literatura francesa, pintura, Watteau.

Biographie de l'auteur

Celina Moreira de Mello, UFRJ

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Publiée

2019-11-05