Livro ilustrado, acervos e escola: direitos do pequeno leitor

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59460

Mots-clés :

Literatura Infantil, Livro ilustrado, Acervos, mediação de leitura, escola

Résumé

Neste trabalho, a partir da obra Direitos do pequeno leitor, de Patrícia Auerbach e Odilon Moraes, disponível nos acervos Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD literário, 2018), apresentamos um recorte das reflexões teóricas que vimos tecendo em pesquisa em desenvolvimento, buscando qualificar as mediações de leitura do livro ilustrado no espaço escolar em que se pesem a materialidade, o projeto gráfico-editorial, ilustrações e texto verbal de maneira complementar e integrada, como um direito do (pequeno) leitor.

Bibliographies de l'auteur

Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, UNESP/FCL Assis

Professora Associada do Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Assis.

Andreia Aparecida Suli da Costa, UNESP FCL Assis

Doutoranda em Letras, área de Literatura e Vida Social, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Assis.

Références

ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 41. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

AUERBACH, Patrícia. Direitos do pequeno leitor. São Paulo: Editora Bonifácio, 2018.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 jul. 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 13 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 29 jun. 2023.

BRASIL. Decreto 9.099, de 17 jul. 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 29 jun. 2023.

BRASIL. Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o programa nacional biblioteca da escola PNBE. Brasília: DF, 2018. Disponível em: https://abrelivros.org.br/site/wp-content/uploads/2012/12/Edital_PNBE_2014_-_Completo_12-12-12.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD literário. Brasília: DF, 2018. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/05/EDITAL-PNLD-2018-LIT-3-RETIFIC.-04.06.2018.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

CADEMARTORI, Ligia. Prefácio: somente distribuir não basta. In: PAIVA, Aparecida (org.). Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012. p. 9-11.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.

CECCANTINI, José Luiz; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura juvenil sob coerções. In: PINHEIRO, Marta Passos; TOLENTINO, Jéssica M. Andrade (org.). Literatura infantil e juvenil: campo, materialidade e produção. Belo Horizonte: Moinhos; Contafios, 2019. p. 31-50.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Políticas públicas de fomento à leitura no Brasil: uma análise (1930-2014). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1477-1497, out./dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623675138. Acesso em: 29 jun. 2023.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; FERNANDES, Cleide Aparecida. Apontamentos sobre livros para crianças no Brasil: criação, edição e circulação. In: PINHEIRO, Marta Passos; TOLENTINO, Jéssica M. Andrade (org.). Literatura infantil e juvenil: campo, materialidade e produção. Belo Horizonte: Moinhos; Contafios, 2019. p. 17-30.

FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro; CECCANTINI, João Luís. Literatura e artes plásticas no livro ilustrado contemporâneo: a formação do leitor em tela. In: CUNHA, Maria Zilda da; MENNA, Lígia (org.). Narrativas e enigmas da arte: fios, memória, frestas e arredores da ficção. São Paulo: FFLCH/USP, 2021. p. 454-480.

FREITAS, Ana Magaly Pereira de; PEREIRA, Israel Niwton da Costa; SEGABINAZI, Daniela Maria. Os critérios de avaliação e seleção de obras literárias – o PNLD literário 2018. Revista X, v. 15, n. 7, p. 597-617, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74935. Acesso em: 29 jun. 2023.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

KLEIMAN, Angela. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI, 2018.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PAIVA, Aparecida. Políticas públicas de leitura: pesquisas em rede. In: PAIVA, Aparecida (org.). Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012. p. 13-33.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PERROTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Icone, 1986.

RAMOS, Flávia Brocchetto. A literatura me alcança pelas imagens que a constituem: reflexões epistolares. In: BRASIL, Ministério da Educação. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Guia 2. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2014. p. 49-64.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-112.

SALSBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SILVA, Vivian Stefanne Soares. Edição de livros infantis: um campo predominantemente heterônomo. In: Anais do 43º Congresso brasileiro de ciência da comunicação, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/lista_area_DT6-PE.htm. Acesso em 24 out. 2021.

Téléchargements

Publiée

2024-03-28