1.12 O silêncio do retrato: Sobre a sobreposição dos sentidos ou a implicação da methexis na mimesis em Jean-Luc Nancy
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61185Mots-clés :
mimesis, methexis, retrato, Dalton Paula, sentidosRésumé
O presente artigo trata de parte da teoria estética do filósofo Jean-Luc Nancy que se refere a uma dinâmica de participação dos sentidos na experiência da estética ou, para colocar nos termos do filósofo, uma implicação fundamental da methexis na mimesis. Para tanto, a obra Retratos Silenciados, do artista brasileiro Dalton Paula, serve de ponto de partida para uma reflexão sobre o modo como os nossos sentidos podem ser colocados em jogo por um retrato.Références
ANDRADE, Carlos Drummond de. Lição de Coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2012.
DERRIDA, Jaques. The Secret Art of Antonin Artaud. Massachusetts, London: Massachusetts Institute of Technology, 1998.
NANCY, Jean-Luc. À Escuta. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014.
NANCY, Jean-Luc. A Imagem - O Distinto. Revista Outra Travessia, Ilha de Santa Catarina, nº 22, p. 97-110. Universidade Federal de Santa Catarina - 2º Semestre de 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2016n22p97>. Acesso em 30 de setembro de 2019.
NANCY, Jean-Luc. The Given Gaze. In: An Inner Silence: The portraits of Henri Cartier-Bresson. Thames & Hudson, Nova Iorque, 2006. p.13-21.
NANCY, Jean-Luc. Être Singulier Pluriel. Paris: Éditions Galilée, 1996
NANCY, Jean-Luc. Imagem, Mímesis e Méthexis. In: Pensar a Imagem; org. Emmanuel Alloa. Coord. Trad. Carla Rodrigues. 1.ed.; 2. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
NANCY, Jean-Luc. L’Autre Portrait. Paris: Éditions Galilée, 2014a.
NANCY, Jean-Luc. Le Regard du Portrait. Paris: Éditions Galilée, 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).