2.1 Apresentação de “A oferenda sublime” (O sublime como experiência da liberdade ou Após a leitura de “A oferenda sublime” de Jean-Luc Nancy)
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61190Mots-clés :
Kant, Nancy, Lacoue-Labarthe, SublimeRésumé
O texto pretende ser uma apresentação ao ensaio de Jean-Luc Nancy, “A oferenda sublime”, traduzido e publicado aqui neste volume pela primeira vez no Brasil, quitando uma dívida antiga. A partir de uma profunda afinidade que se encontra nos ensaios dos dois amigos, Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe (ambos publicados no livro Du sublime), tenta-se estabelecer um pendant entre os mesmos. A convergência especial é a apresentação positiva que ambos fizeram da questão do sublime, confrontando-se com uma longa e tradicional interpretação negativa.Références
DELEUZE, G. “L´idée de genèse dans l´esthétique de Kant” in Revue d´Esthétique, 1963.
FIGUEIREDO, V. Horizontes do Belo: ensaios sobre a Estética de Kant. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2017.
HEIDEGGER, M. “Sobre a essência da verdade”, trad. de Ernildo Stein, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1983.
KANT, I. Crítica da Faculdade de Julgar, trad. de Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2016.
LACOUE-LABARTHE, P. “A verdade sublime”. Tradução de Virginia Figueiredo. In: LACOUE-LABARTHE, P. A imitação dos modernos. Ensaios sobre arte e filosofia, organizadores: Virginia Figueiredo e João Camillo Penna. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000.
NANCY, J-L. “A oferenda sublime”. Tradução de Cecília Cavalcante Schuback. Aqui neste volume.
NANCY, J.L. Préface. In: NANCY, J.L. LACOUE-LABARTHE, P. et all. Du sublime. Paris: Ed. Belin, 1988.
NANCY, J.L. LACOUE-LABARTHE, P. et all. Du sublime. Paris: Ed. Belin, 1988.
SANTOS, J.H. “Ética e Política – uma tragédia do mundo ético”, Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).