Escrita imprevista
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v29i57.65674Mots-clés :
escrita, intuição, corpo, materialidade, constelaçãoRésumé
Escrita imprevista é um modo de escrever em que o texto não é o mero registro de um pensamento já formulado, mas um exercício de elaboração de um pensamento que resulta da produção do texto. No presente artigo, descrevo o processo de criação-aprendizagem dessa prática, que se tornou uma valiosa ferramenta de pesquisa ao longo da minha trajetória acadêmica. Ao final, apresento um vislumbre da oficina de escrita imprevista, uma espécie de laboratório no qual venho desenvolvendo e compartilhando as ideias que resultaram dessa experiência.
Téléchargements
Références
FREUD, S. O método psicanalítico de Freud (1904 [1903]). In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. VII, p. 231–238.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989 [1962].
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
MALLARMÉ, S. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1998, 2003.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. On models and examples: engineers and bricoleurs in the Anthropocene. Current Anthropology, Chicago, v. 60, n. S20, p. S296–S308, 2019. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/full/10.1086/702787. Acesso em: 1o out. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Francyne França 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).