Experimentação linguística e escrita criativa
para uma "social poetics" no meio psiquiátrico e no campo da saúde mental
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v29i57.65696Mots-clés :
Oficina de escrita criativa, Poetry-therapy, Poetic Inquiry, Social PoeticsRésumé
Neste artigo, nos concentramos na experimentação da linguagem como recurso cultural em oficinas de escrita, apresentando algumas observações de uma experiência conduzida no contexto de serviços psiquiátricos. Propondo uma retrospectiva da criação colaborativa e da leitura em grupo, pretendemos discutir os repertórios culturais dos participantes envolvidos numa experiência de escrita criativa em curso, tanto em relação à produção quanto à recepção dos textos, e destacar algumas das contradições e recursos que a linguagem poética oferece em condições de sofrimento psíquico, bem como as vantagens e os limites dessa metodologia de trabalho.
Téléchargements
Références
ABED, Carol Zuppo. Ensino de Escrita Literária na Universidade: o percurso brasileiro. Ipotesi – Revista de Estudos Literários, v. 25, n. 2, p. 4–23, dez. 2021.
ABERCROMBIE, Nicholas; LONGHURST, Brian. Audiences. A Sociological Theory of Performance and Imagination. London: Sage, 1998.
ALFREY, Abigail; FIELD, V.; XENOPHONTES, I.; HOLTTUM, S. Identifying the mechanisms of poetry therapy and associated effects on participants: A synthesised review of empirical literature. The Arts in Psychotherapy, v. 75, p. 1–13, set. 2021.
AMABILE, Luís Roberto. Do que estamos falando quando falamos de Escrita Criativa. Revista Criação & Crítica, n. 28, p. 132–149, dez. 2020.
AZUMENDI, Óscar Martínez. Globo Rojo. Revista de los pacientes del Sanatorio Psiquiátrico de Santa Águeda, Mondragón (1982–1999). Norte de salud mental, vol. 13, n. 51, p. 99–110, fev. 2015.
BERNSTEIN, Charles. A-poetica, Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 47, 1997.
BERNSTEIN, Charles. Creative Wreading: A Primer. In RETALLACK, Joan; SPAHR, Juliana (ed.). Poetry & Pedagogy: The Challenge of the Contemporary. New York: Palgrave Macmillan, 2006, p. 148–150.
BUNDESEN, Birgit; AYMO-BOOT, M.; DJØRUP, A.; FRITZSCHE, L.; GEJL, T.; LEVIN, K.; LLAMBÍAS, P.; PRINTZLAU, G. A.; SERUP, M. G.; ROSENBAUM, B. Rewritalize: Participatory creative writing groups led by authors in collaboration with mental health care professionals for people experiencing severe mental illness. Nordic Journal Of Arts, Culture And Health, v. 2, n. 2, p. 140–147, dez. 2020.
CHIDIAC, Nayla. Ateliers d’écriture thérapeutiques. Paris: Elsevier-Masson, 2010.
CLAY, Jon. Sensation, Contemporary Poetry and Deleuze. Transformative Intensities. London: Continuum, 2010.
COSANTINO, Jersey. Hauntings of Longing: a Mad Autoethnographic Poetic Transcription. Disability Studies Quarterly, v. 41, n. 2, jun. 2021.
COSTA, Ana Catarina; ABREU, Manuel Viegas. Expressive and creative writing in the therapeutic context: From the different concepts to the development of writing therapy programs. Psychologica, v. 61, n. 1, p. 69–86, 2018.
COULOMBEL, S., LIPPI, S.; DE SÉGUIN, A. L’atelier de poésie comme désœuvrement de la langue: un exemple de médiation par l’art en institution. Annales Medico-Psychologiques, v. 175, n. 8, p. 718–724, 2016.
CROSSLEY, Michele L.; CROSSLEY, Nick. ‘Patient’ voices, social movements and the habitus: how psychiatric survivors ‘speak out’. Social Science & Medicine, v. 52, n. 10, p. 1477–1489, mai. 2001.
DAWSON, Paul. Creative Writing And The New Humanities. Oxon: Routledge, 2005.
DONNELLY, Dianne. Establishing Creative Writing Studies as an Academic Discipline. Bristol: Multilingual Matters, 2011.
GIOVENALE, Marco. Il paziente crede di essere. Roma: Gorilla Sapiens, 2017.
GOFFMAN, Erving. Asylums: essays on the social situation of mental patients and other inmates. New York: Anchor Books, 1961.
GOLDING, Alan. Isn’t the Avant-garde Always Pedagogical: Experimental Poetics and/as Pedagogy. In: RETALLACK, Joan; SPAHR, Juliana (ed.). Poetry & Pedagogy: The Challenge of the Contemporary. New York: Palgrave Macmillan, 2006, p. 13–29.
GREEN, Chris. Materializing the Sublime Reader: Cultural Studies, Reader Response, and Community Service in the Creative Writing Workshop. College English, v. 64, n. 2, p. 153–174, nov. 2001.
GREEN, Robert; BEVILACQUA, Kris. Arts and Artists. In: SCULL, Andrew T. (ed.). Cultural sociology of mental illness: an A-to-Z guide. Los Angeles: Sage, 2014.
HARNACHE, Andrés Franco. “Mostrar, no decir”: The Influence of and Resistance Against Workshop Poetics on the Hispanic Literary Field. In: MASSCHELEIN, Anneleen; DE GEEST, Dirk (ed.). Writing Manuals for the Masses. The Rise of the Literary Advice Industry from Quill to Keyboard. Leuven: Palgrave Macmillan, 2021, p. 325–344.
JAMISON, Kay Redfield. Touched with Fire: Manic-Depressive Illness and the Artistic Temperament. New York: Free Press, 1993.
JUARROZ, Roberto. Poesia Vertical. Lisboa: Sr Teste, 2021.
KANE, Daniel. Bernadette Mayer and “Language” in the Poetry Project. In:____. All Poets Welcome: The Lower East Side Poetry Scene in the 1960s. Berkeley: University of California Press, 2003.
KATZ, Arlene M.; SHOTTER, John. Hearing the patient’s “voice”: Toward a social poetics in diagnostic interviews. Social Science & Medicine, v. 43, n. 6, p. 919–931, set. 1996.
KAUFMAN, James, C.; SEXTON, Janel D. Why Doesn’t the Writing Cure Help Poets? Review of General Psychology, v. 10, n. 3, p. 268–282, 2006.
KELLER, Lynn. FFFFFailing with Poetry: The Centrifugal Classroom. In: RETALLACK, Joan; SPAHR, Juliana (ed.). Poetry & Pedagogy: The Challenge of the Contemporary. New York: Palgrave Macmillan, 2006, p. 30–38.
KIRMAYER, Laurence J. Cultural poetics of illness and healing. Transcultural Psychiatry, v. 60, n. 5, p. 753–769, out. 2023.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergencia. La formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de laboratorio. Estrategias de las artes del presente. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
LEMINSKI, Paulo. Vida: Cruz e Sousa, Bashô, Jesus e Trótski. 4 Biografias. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LOGAN, Joy. El taller literario y los contornos culturales de Argentina: Un bosquejo. Draco: Revista de literatura española, Universidad de Cádiz, n. 7, p. 253–265, 1995.
MACGREGOR, John, M. The Discovery of the Art of the Insane. Princeton: Princeton University Press, 1989.
MANCELOS, João de. O ensino da escrita criativa em Portugal: preconceitos, verdades e desafios. Exedra: Revista científica, v. 2, p. 155–160, 2010.
MAZZA, Nicholas. Poetry Therapy. Theory and Practice. 2. ed. New York: Routledge, 2017.
MCGANN, Jerome; Susans, Lisa. Deformance and Interpretation. In: RETALLACK, Joan; SPAHR, Juliana (ed.). Poetry & Pedagogy: The Challenge of the Contemporary. New York: Palgrave Macmillan, 2006, p. 151–180.
MCGURL, Mark. The Program Era: Postwar Fiction and the Rise of Creative Writing. Cambridge, MA and London: Harvard University Press, 2009.
MUNDY, Sara; KUDAHL, B.; BUNDESEN, B.; HELLSTRÖM, L.; ROSENBAUM, B.; EPLOV, L. F. Mental health recovery and creative writing groups: A systematic review. Nordic Journal of Arts, Culture and Health, v. 4, n. 1, p. 1–18, 2022.
MUZZIOLI, Francesco. Il Gruppo ’63: Istruzioni per la lettura. Roma: Odradek, 2013.
MYERS, David Gershom. The Elephants Teach. Creative Writing since 1880. 5. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
NOWAK, Mark. Social Poetics. Minneapolis: Coffee House Press, 2020.
PENNEBAKER, J. W. Writing About Emotional Experiences as a Therapeutic Process. Psychological Science, v. 8, n. 3, p. 162–166, 1997.
PRENDERGAST, Monica. “Poem is what?” Poetic inquiry in qualitative social science research. International Review of Qualitative Research, v. 1, n. 4, p. 541–568, fev. 2009.
QUINTANE, Nathalie. Début. Paris: P.O.L., 1999.
ROMM, Kristin, L.; SYNNES, Oddgeir; BONDEVIK, Hilde. Creative writing as a means to recover from early psychosis: experiences from a group intervention. Arts & Health, v. 15, n. 3, p. 292–305, out. 2022.
SAMPSON, Fiona. Creative Writing in Health and Social Care. London: Jessica Kingsley Publishers, 2004.
SANTARPIA, Alfonso; DUDOIT, Eric; PAUL, Melanie. The discursive effects of the haiku-based SADUPA poetry technique in palliative care. Journal of Poetry Therapy, v. 28, n. 3, p. 179–194, 2015.
SASS, Louis. Schizophrenia, Modernism, and the “Creative Imagination”: On Creativity and Psychopathology. Creativity Research Journal, v. 13, n. 1, p. 55–75, 2000.
SASS, Louis. Madness and Modernsim. Insanity in the light of Modern Art. Oxford: Oxford Univeristy Press, 1993.
SPEED, Ewen. Patients, consumers and survivors: A case study of mental health service user discourses. Social Science & Medicine, v. 62, n. 1, p. 28–38, jan. 2006.
STEPHENSON, Kittredge; ROSEN, David. Haiku and Healing: An Empirical Study of Poetry Writing as Therapeutic and Creative Intervention. Empirical Studies in the Arts, v. 33, n. 1, p. 36–60, 2015.
TORRES, Rui. Publicações coletivas, redes, colaboração e resistência em/entre Portugal & o Brasil, 1962–1982. In: POLLACK, Maika (ed.). Redes, colaboração e resistência. Manoa: Manoa Common Press, 2021.
TRAINA, Elena. Challenging Conventional Approaches to Teaching Creative Writing in Italy. Journal of Creative Writing Studies, v. 7, n. 1, p. 1–23, 2022.
VINCENT, Adam. Is There a Definition? Ruminating on Poetic Inquiry, Strawberries and the Continued Growth of the Field. Art/Research International: A Transdisciplinary Journal, v. 3, n. 2, p. 48–76, set. 2018.
WECK, Françoise. L’atelier d’écriture poétique comme lieu politique de résistance à la fatalité contractuelle de la langue. In: ORIOL-BOYER, Claudette; BILOUS, Daniel (ed.). Ateliers d’écriture littéraire. Paris: Hermann, 2013, p. 431–445.
WIEBE, Sean. Poetic Inquiry: A Fierce, Tender, and Mischievous Relationship with Lived Experience. Written Language & Literacy, v. 17, n. 3, p. 152–163, jul. 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Mattia Faustini, Carol Zuppo Abed 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).