O DESVIO EM DEBORD E O ENSAIO COMO FORMA

Auteurs

  • Plínio Fernandes Toledo Universidade Estadual de Minas Gerais — Campanha

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v18i29.9648

Mots-clés :

Debord, dialética, desvio, ensaio, forma.

Résumé

Pretendemos, neste artigo, investigar as relações problemáticas entre a forma ensaística e o procedimento debordiano do desvio, procurando colocar em relevo a importância e originalidade o texto de Debord para a crítica revolucionária de acordo com a determinação específica de sua qualidade dialética concretizada em uma poética da presença.


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Biographie de l'auteur

Plínio Fernandes Toledo, Universidade Estadual de Minas Gerais — Campanha

Plínio Fernades Toledo

É Bacharel em filosofia e especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais; mestre e doutor em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pelo Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da FCCP-UEMG. Fez trabalhos de revisão técnica para a Editora Martins Fontes, destacando-se o livro de Heid M. Hurd, O Combate Moral e, pela mesma editora, a tradução direta do alemão do livro de Hans Kelsen, O Estado com Integração. Foi um dos co-autores da obra sobre filosofia do direito intitulada Hermenêutica Plural, organizada pelos professores Carlos Eduardo Boucault e José Rodrigo Rodriquez, publicada pela editora Martins Fontes em 2002, da qual participou com um ensaio sobre o nascimento do conceito de lei na Grécia Antiga. Coordena desde 1998 um Grupo de Pesquisa voltado para o estudo da dialética platônica e seus influxos sobre o pensamento crítico na modernidade. Seu objeto de interesse tem sido a construção teórica do diálogo possível entre filosofia e crítica literária. Possui vários artigos e obras literárias publicados em revistas científicas e especializadas. Defendeu tese sobre a Sociedade do Espetáculo de Guy Debord sob os auspícios de uma bolsa concedida pelo CNPQ. Trabalha como professor universitário ministrando as disciplinas de História da Filosofia e Filosofia da Educação.

Publiée

2017-04-06