Tal mediador, qual leitor? – Respostas de Jovens Leitores do Ensino Médio Integrado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.36105

Parole chiave:

Leitor literário, Mediadores, Ensino médio

Abstract

Investigação sobre a formação de leitores literários no contexto do Ensino Médio Integrado.  O estudo ancora-se no letramento literário e nos estudos sobre a formação do leitor literário. Os resultados apontam os seguintes aspectos: a relevância das práticas e orientações dos mediadores; a principal forma de acesso aos livros é por empréstimos; há preferência por ler em livros impressos; fortalecem sua autonomia leitora após ingresso no ensino médio; a Literatura é tanto essencial e indispensável, quanto possibilita uma visão de mundo crítica, o autodesenvolvimento e experiências transformadoras na vida.

Biografie autore

Cássia de Fátima Matos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Letras pela UFRN, docente efetiva do IFRN, atuando na área de Língua portuguesa e Literaturas.

Afra Gabriela da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Técnica em Informática em nível médio pelo IFRN.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-11-02