O pensamento musical de Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v7i8.37779Parole chiave:
Mário de Andrade, música e literatura, rapsódiaAbstract
Fundador da musicologia brasileira, Mário de Andrade imprimiu, em seusmúltiplos textos, de variadíssimo naipe, uma forma musical, que cumpre investigar.
Este ensaio considera a forma “rapsódia” que estrutura seu mais famoso romance –
Macunaíma (1928) –, que resgata, além de outros valores, essa forma musical híbrida,
sinalizadora de um tempo, quase mítico, quando música e literatura não se separavam
jamais.
##submission.downloads##
Pubblicato
2020-08-26
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).