A LETRA MÚLTIPLA DE ARNALDO ANTUNES, O PEDAGOGO DA ESTRANHEZA

Autori

  • André Gardel UniverCidade

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v8i11.37851

Parole chiave:

Música e poesia. Experimentação estética. Cultura popular. Pedagogia da estranheza. Multidiscursividade e jogo intersemiótico.

Abstract

A obra de Arnaldo Antunes
como proposta, criativa e didática, de
diminuição do fosso existente entre ex-
perimentação estética culta e comuni-
cação ligada à indústria do entreteni-
mento. A idéia base que norteia seu tra-
balho é a de desentranhar o incomum do
comum, desautomatizando o clichê, com
o intuito de afirmar a estranheza, a dife-
rença, espaço por excelência do poético
inventivo, como princípio assimilável
para um público de massas. Uma produ-
ção artística que se desdobra por várias
mídias, por várias linguagens, que incor-
pora a diversidade discursiva e cultural
do mundo contemporâneo, transitando
livremente tanto pela cultura híbrida po-
pular comercial quanto pelo universo
seletivo erudito.

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Pubblicato

2020-08-28