Procedimentos composicionais de Alexander Kluge em "Notícias da antiguidade ideológica" e seus paralelos com a tradição da Teoria Crítica
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i45.42520Parole chiave:
Alexander Kluge, Teoria Crítica, Marx, Eisenstein, O CapitalAbstract
A obra audiovisual de Alexander Kluge Notícias da Antiguidade Ideológica - Marx, Eisenstein, “O Capital” (Nachrichten aus der ideologischen Antike – Marx, Eisenstein, “Das Kapital”) foi lançado em 2008. Contando com cerca de nove horas de duração mais extras, o projeto representa uma problematização da própria noção de filme. Tomando como ponto de partida, a ambição de Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, e a possível utilização do modelo do Ulysses, de James Joyce, para esta empreitada. No presente trabalho buscaremos apontar algumas de suas singularidades composicionais e suas implicações para a prática audiovisual contemporânea, relacionando ao legado da teoria crítica.Riferimenti bibliografici
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
FLETCHER, Angus. Allegory: Theory of a symbolic mode. Princeton: Princeton University Press, 2012.
FORREST, Tara (Org.). Raw materials of imagination. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
HANSEN, Mirian. Cooperative Auter Cinema and Oppositional Public Sphere: Alexander Kluge’s Contibution to Germany in Autumn. In: FORREST, Tara (Org.). Raw materials of imagination. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 50-71.
JAMESON, Fredric. Filmar o Capital. Crítica Marxista. São Paulo, n.30, p. 67-74, 2010/1.
JAMESON, Fredric. O Marxismo Tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. São Paulo: Boitempo Editorial, 1997.
JAMESON, FredricPós-Modernismo Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Editora Ática, 2002.
JOYCE, James. Ulysses. São Paulo: Penguim Classics; Companhia das Letras, 2012.
KLUGE, Alexander. Marx, Joyce e Eisenstein: a abstração mata. Crítica Marxista. São Paulo, n.30, p. 75-79, 2010/1. Entrevista publicada originalmente no Deutsche Welle (janeiro 2009).
LUTZE, Peter C. Alexander kluge: the last modernist: Cinema Impure: An Eclectic Modernist Style. Detroit: Wayne State University Press, 1998.
MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Referências Filmográficas
NOTÍCIAS DA Antiguidade Ideológica – Marx, Eisenstein, O Capital (Nachrichten aus dem Ideolischen Antike). Direção: Alexander Kluge. Roteiro: Alexander Klugle. Edição: Kajetan Forstner; Andreas Kern. Local: Suhrkamp Verlag, 2008.
O ENCOURAÇADO Potemkin (Bromenosets Potiomkin). Direção: Serguei Eisenstein. Produção: Iakov Bliokh. União Soviética: Mosfilm, 1925.
OUTUBRO (Oktiabr), Direção: Grigory Aleksandrov Serguei Eisenstein Grigory Aleksandrov União Soviética: Sovkino (URSS), 1927.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).