Doença sem nome e narrador contaminado na literatura de Lourenço Mutarelli
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i52.46418Parole chiave:
Literatura brasileira contemporânea, Lourenço Mutarelli, Nome, Doença e literatura.Abstract
O artigo aborda os tema da doença psíquica e da falta de nomeação a partir do exemplo do livro de literatura A arte de produzir efeito sem causa, do brasileiro Lourenço Mutarelli. O adoecimento da personagem principal é costurado à contaminação do narrador e, consequentemente, da narrativa, aspecto discutido em diálogo com o pensamento de Roberto Esposito sobre imunidade e violência. O efeito sem causa definida remete a discussões sobre o ato humano de nomear tratado no presente artigo no rastro de Hans Blumenberg.
Riferimenti bibliografici
CANDEIAS, Daniel Levy. Lourenço Mutarelli, literatura e mitologia. São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística e Semiótica) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet; Revisão técnica: Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2016. (Obras Escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Para a crítica da violência. In: ______. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Ernani Chaves. São Paulo: Ed. Duas Cidades; Editora 34, 2013, p. 151-156.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: ______. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Ernani Chaves. São Paulo: Ed. Duas Cidades; Editora 34, 2013, p. 49-73.
BLUMENBERG. Hans. Trabajo sobre el mito. Barcelona: Ediciones Paidós, 2003.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
ESPOSITO, Roberto. Immunitas: protección y negación de la vida. Buenos Aires: Ed. Amorrortu, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s. d., p. 43.
MUTARELLI, Lourenço. A arte de produzir efeito sem causa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008a.
MUTARELLI, Lourenço. A estranha arte de produzir efeito sem causa. ide: psicanálise e cultura, São Paulo, v. 31, n. 47, p. 170-179, 2008b.
MUTARELLI, Lourenço. O cheiro do ralo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SONTAG, Susan. A doença como metáfora, Aids e suas metáforas. Trad. Rubens Figueiredo, Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).