Procedimentos surrealistas e imagem dialética no trabalho das "Passagens"

Autori

  • Natalie Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.46419

Parole chiave:

colagem, surrealismo, trabalho das Passagens, Walter Benjamin.

Abstract

Resumo: Este artigo propõe que o procedimento surrealista da colagem utilizado por Walter Benjamin na confecção do inacabado trabalho das Passagens encontra no conceito de imagem dialética um catalizador da técnica de vanguarda, levando sua prática a uma radicalização crítica singular.

Biografia autore

Natalie Lima, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutoranda na Pós-Graduação de Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Faperj PDR-10. Doutora em Literatra, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.

Riferimenti bibliografici

ARAGON, Louis. O camponês de Paris. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras: 2002.

BENJAMIN, Walter Imagens do pensamento. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2010.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. João Barrento. São Paulo: Autêntica, 2011.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Org. Willi Bolle. Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas II. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter; SCHOLEM, Gershom. Correspondência. Trad. Neusa Soliz. São Paulo: Perspectiva, 1993.

BISCHOFF, Ulrich. Max Ernst, para além da pintura. Lisboa: Taschen, 1987.

BOLLE, Willi. A metrópole como médium de reflexão. In: SILVA, Márcio Seligmann (Org.). Leituras de Benjamin. São Paulo: Annablume, 2007a.

BOLLE, Willi. Um painel com milhares de lâmpadas. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. BOLLE, Willi (Org.). Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

BOLLE, Willi. Les Passages: livre, archives ou encyclopédie magique? In: LAVELLE, Patrcia (Org.). Cahier L’Herne – Benjamin. Paris: Éditions de l’Herne, 2013.

BRETTON, André. Primeiro manifesto surrealista. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000015.pdf>. Acessado em: 16/12/2021.

CARCHIA, Gianni. La metacritique du surréalisme dans le Passagenwerk. In: WISMANN, Heinz (Org.). Walter Benjamin et Paris. Paris: Cerf, 1986.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

LEENHARDT, Jacques. Le passage comme forme d’experiénce: Benjamin face à Aragon. In: WISMANN, Heinz (Org.). Walter Benjamin et Paris. Paris: Cerf, 1986.

LÖWY, Michael. Insurrections, barricades et haussmannisation de Paris dans le Passagenwerk. In: SIMAY, Philippe (Org.) Capitales de la modernité: Walter Benjamin et la ville. Paris/ Tel-Aviv: Éditions de l’éclart, 2005.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da economia política. Livro 1 – O Processo de Produção do Capital. Vol. I – 10 ª. Edição, Tradução de Reginaldo Sant’ Anna. São Paulo: DIFEL, 1985.

MURICY, Kátia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2009.

NODARI, Alexandre. O perjúrio absoluto – sobre a universalidade da Antropofagia. Confluenze, vol. 1, n. 1, p. 114-135, 2009.

PERLOFF, Marjorie. A invenção da colagem. In: ______. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.

SARLO, Beatriz. El taller de la escritura. In: ______. Siete ensayos sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.

TIEDEMANN, Rolf. Introduction. In: BENJAMIN, Walter. Paris capitale du XIXe siècle: Le livre des passages. Paris: Cerf, 2009.

ULMER, Gregory L. The object of post-criticism. In: FOSTER, Hal (Org.). Postmodern Culture. Londres/Sydney: Pluto Press, 1985.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-12-20