Procedimentos surrealistas e imagem dialética no trabalho das "Passagens"
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.46419Parole chiave:
colagem, surrealismo, trabalho das Passagens, Walter Benjamin.Abstract
Resumo: Este artigo propõe que o procedimento surrealista da colagem utilizado por Walter Benjamin na confecção do inacabado trabalho das Passagens encontra no conceito de imagem dialética um catalizador da técnica de vanguarda, levando sua prática a uma radicalização crítica singular.
Riferimenti bibliografici
ARAGON, Louis. O camponês de Paris. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras: 2002.
BENJAMIN, Walter Imagens do pensamento. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2010.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. João Barrento. São Paulo: Autêntica, 2011.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Org. Willi Bolle. Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas II. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter; SCHOLEM, Gershom. Correspondência. Trad. Neusa Soliz. São Paulo: Perspectiva, 1993.
BISCHOFF, Ulrich. Max Ernst, para além da pintura. Lisboa: Taschen, 1987.
BOLLE, Willi. A metrópole como médium de reflexão. In: SILVA, Márcio Seligmann (Org.). Leituras de Benjamin. São Paulo: Annablume, 2007a.
BOLLE, Willi. Um painel com milhares de lâmpadas. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. BOLLE, Willi (Org.). Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
BOLLE, Willi. Les Passages: livre, archives ou encyclopédie magique? In: LAVELLE, Patrcia (Org.). Cahier L’Herne – Benjamin. Paris: Éditions de l’Herne, 2013.
BRETTON, André. Primeiro manifesto surrealista. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000015.pdf>. Acessado em: 16/12/2021.
CARCHIA, Gianni. La metacritique du surréalisme dans le Passagenwerk. In: WISMANN, Heinz (Org.). Walter Benjamin et Paris. Paris: Cerf, 1986.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
LEENHARDT, Jacques. Le passage comme forme d’experiénce: Benjamin face à Aragon. In: WISMANN, Heinz (Org.). Walter Benjamin et Paris. Paris: Cerf, 1986.
LÖWY, Michael. Insurrections, barricades et haussmannisation de Paris dans le Passagenwerk. In: SIMAY, Philippe (Org.) Capitales de la modernité: Walter Benjamin et la ville. Paris/ Tel-Aviv: Éditions de l’éclart, 2005.
MARX, Karl. O Capital – Crítica da economia política. Livro 1 – O Processo de Produção do Capital. Vol. I – 10 ª. Edição, Tradução de Reginaldo Sant’ Anna. São Paulo: DIFEL, 1985.
MURICY, Kátia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2009.
NODARI, Alexandre. O perjúrio absoluto – sobre a universalidade da Antropofagia. Confluenze, vol. 1, n. 1, p. 114-135, 2009.
PERLOFF, Marjorie. A invenção da colagem. In: ______. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.
SARLO, Beatriz. El taller de la escritura. In: ______. Siete ensayos sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.
TIEDEMANN, Rolf. Introduction. In: BENJAMIN, Walter. Paris capitale du XIXe siècle: Le livre des passages. Paris: Cerf, 2009.
ULMER, Gregory L. The object of post-criticism. In: FOSTER, Hal (Org.). Postmodern Culture. Londres/Sydney: Pluto Press, 1985.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).