Cantautores e produção colaborativa na mostra Reverbo (PE): agregando para reverberar
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i50.53844Parole chiave:
cantautor, cena musical, produção colaborativa, Recife, ReverboAbstract
O termo “cantautor” vem sendo utilizado na mídia pernambucana para designar um tipo de artista independente que compõe e performa a canção para um nicho do público local em bares, cafés e teatros. Neste estudo desenvolvido com o coletivo de Cantautores “Reverbo”, sugerimos que este conceito de “cantautor” está na base de uma cena musical que propõe novas formas de circulação sustentável para a canção autoral, centradas na produção colaborativa, na performance individual e em mostras coletivas.Riferimenti bibliografici
ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simbólicos. In: A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BLANNING, Tim. O triunfo da música. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Tradução Maria Luiza X. De Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BYRNE, David. Como funciona a música. São Paulo: Amarilys, 2012.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FABBRI, Franco. Uma teoria dos gêneros musicais: duas aplicações. Curitiba: Revista Vórtex, v.5, n.3, 2017. p.1-31.
FIGUEIREDO, Publius Lentulus Santos. Reverbo: uma música pernambucana pós-2010 e o protagonismo da voz / Publius Lentulus Santos Figueredo. Recife, 2019.
GAY, Peter. O coração desvelado. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder. Will Straw e a importância da ideia de cenas musicais nos estudos de música e comunicação [Entrevista]. E-Compós, 15(2), 2012. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/812>. Acesso em: 30 de jun. de 2022.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder; ALMEIDA, Victor. Entre os afetos e os mercados culturais: as cenas musicais como formas de mediatização dos consumos musicais. In: JANOTTI JUNIOR, Jeder; LIMA, Tatiane Rodrigues; PIRES, Victor de Almeida Nobre (Org.). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Rio de Janeiro: Simplíssimo, 2011.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música: História Cultural da Música Popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NOGUEIRA, Amanda. O novo ciclo de cinema em Pernambuco: a questão do estilo. Recife: Editora UFPE, 2010.
RIDENTI, Marcelo; BASTOS, Elide; ROLLAND, Denis. Intelectuais e Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
ROMANO, Marcela. En torno a una canción diversa. Revista del centro de Letras Hispanoamercianas. n. 1,1991. p. 135-143
SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In: CAVALCANTE, Berenice et. al. (Orgs.) Decantando a república: outras conversas sobre os jeitos da canção. São Paulo: Nova Fronteira, 2004. p. 24-35.
SENNETT, Richard. Juntos. Os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.
STRAW, Will. Cities/Scenes. Toronto: Public Access/York University, 2002. Disponível em: <https://pi.library.yorku.ca/ojs/index.php/public/issue/view/1750>. Acesso em: 30 de jun. de 2022.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1977.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
WILLIAMS, Raymond. A fração Bloomsbury. Tradução de trad. Rubens Martins e Maria Cavalcante de Barros. São Paulo: Plural, nº6, 1999.
Matérias
A MOSTRA. Mostra Cantautores, Belo Horizonte, s/d. Disponível em: <http://www.mostracantautores.com.br> Acesso em: 30 jun. 2022.
OLIVEIRA, Amanda. Mostra Reverbo ocupa o Teatro do Parque. Blog Falando Francamente. Recife, 07 de março de 2022. Disponível em: <https://www.blogfalandofrancamente.com/2022/03/mostra-reverbo-ocupa-o-teatro-do-parque.html>. Acesso em: 02 jul. 2022.
Artistas pernambucanos apresentam Mostra Reverbo ao vivo do Cinema São Luiz . Diário de Pernambuco, Recife, 02 mar. 2021. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2021/03/artistas-pernambucanos-apresentam-mostra-reverbo-ao-vivo-do-cinema-sao.html>. Acesso em: 29 jun. 2022.
DINIZ, Augusto. Nova Cena Musical de Pernambuco foca na criação coletiva. Carta Capital, São Paulo, 16 de fev. 2020. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/cultura/nova-cena-musical-de-pernambuco-foca-na-criacao-coletiva/>. Acesso em: 29 jun. 2022.
Itaú Cultural recebe mostra de música pernambucana Reverbo. Site Itaú Cultural, 22 de junho de 2022). Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/itau-cultural-recebe-mostra-musica-pernambucana-reverbo#:~:text=O%20Ita%C3%BA%20Cultural%20(IC)%20recebe,apartamentos%20de%20Recife%20(PE).>. Acesso em: 29 jun. 2022.
'Ocupação Reverbo' reúne 30 cantores e compositores em apresentações gratuitas. Portal G1, Recife, 06 dez. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/o-que-fazer-no-recife/noticia/2019/12/06/ocupacao-reverbo-reune-30-cantores-compositores-em-apresentacoes-gratuitas.ghtml>. Acesso em: 02 jul 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).