Um monumento aos brincantes: o álbum "O dia em que a morte sambou"

Autori

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59647

Parole chiave:

álbum, livro infantil, ilustração

Abstract

Este artigo é uma proposta de análise do álbum O dia em que a morte sambou (ZAHRA e REY SOTO, 2016), feito a quatro mãos por um escritor egípcio e uma artista espanhola radicados em Olinda. Discute as complexidades do gênero editorial e artístico álbum, bem como os temas presentes em O dia em que a Morte sambou: a velhice, a morte e cultura popular. Aborda o álbum em sua em dupla constituição narrativa: uma textual e outra visual.

Biografia autore

Tâmara Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas/UFRN, área: Letras-Francês

Riferimenti bibliografici

ABREU, Tâmara Maria Costa e Silva Nogueira de. O livro para crianças em tempos de Escola Nova: Monteiro Lobato & Paul Faucher. 2010. 284 p. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612329. Acesso em: 01 jun. 2023.

BRANDÃO, Ana Lúcia de Oliveira. A trajetória da ilustração do livro infantil no Brasil à luz da semiótica discursiva. 2002. 226 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/5192. Acesso em: 01 jun. 2023.

DELBRASSINE, Daniel. L’album pour enfants entre texte et image. Textyles, n. 57, p. 139-156, 2019. Disponível em: http://journals.openedition.org/textyles/3773. Acesso em: 01 jun. 2023.

ERLBRUCH, Wolf. O Pato, a morte e a tulipa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

GUTFREUND, Daniela. O branco e a virada da página: o silêncio no livro-álbum. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-14102022-170001/pt-br.php. Acesso em: 10 jun. 2023.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Pauo: Cosac Naify, 2010.

NIÈRES-CHEVREL. Narrateur visuel et narrateur verbal. La Revue des livres pour enfants. Paris, n. 214, p. 69-81, dez. 2003. Disponível em: https://cnlj.bnf.fr/sites/default/files/revues_document_joint/PUBLICATION_5006.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OLIVEIRA, Érico José Souza de. A roda do mundo gira: um olhar etnocenológico sobre a brincadeira do cavalo marinho estrela de ouro (CONDADO – PERNAMBUCO). Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9609. Acesso em: 14 jun. 2023.

PRINCE, Nathalie. Les ambiguïtés de la littérature de jeunesse et son prestige problématique. In: ________ (org.). La littérature de jeunesse en question(s). Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009. p. 9-24. Disponível em: https://books.openedition.org/pur/39706. Acesso em: 01 jun. 2023.

ROCHA, Janine Resende. Wolfgang Iser, leitor da modernidade: interpretação e teoria da literatura. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ARVPEL. Acesso em: 11 jun. 2023.

SILVEIRA, Rosa Hessel; DALLA ZEN, Maria Isabel. Velhice e morte na literatura para crianças: apontamentos sobre o que e como se ensina a elas. In: PAES, Maria Helena Rodrigues; SILVEIRA, Rosa Hessel (orgs.). Contribuições para o trabalho e formação docente: temas contemporâneos e sala de aula. Curitiba: CRV, 2013. p. 143-160.

SIPE, Lawrence R. Revisiting the relationships between text and pictures. Children’s Literature in Education, n. 43, p. 4-21, 2012. (artigo póstumo). Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10583-011-9153-0. Acesso em: 15 jun. 2023.

VAN DER LINDEN, Sophie. L’album, un support artistique? In: PRINCE, Nathalie. (org.). La littérature de jeunesse en question(s). Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009. p. 25-49. Disponível em: https://books.openedition.org/pur/39707. Acesso em: 01 jun. 2023.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ZAHRA, Habib; REY SOTO, Valeria. O dia em que a morte sambou. 1ª edição. Olinda: Riccardo Zahra editor, 2016.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-03-28