Crítica e invenção
uma experiência oficineira da Universidad Nacional de Mar del Plata
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i57.67564Parole chiave:
oficinas; crítica; escritura; invenção; relato.Abstract
Considerações a respeito das oficinas de escritura nas universidades brasileiras, francesas e argentinas. Problematização acerca da desidratação da crítica literária e a necessidade de reagir ao que Martín Kohan caracterizou como “retrocesso social da crítica”. Relato e análise sobre a disciplina “Oficina de oralidade e escritura”, oferecida pelo curso de Letras da Facultad de Humanidades da Universidad Nacional de Mar del Plata.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABED, Carolina Zuppo. Presença da escrita criativa no Brasil. Revera – Escritos de Criação Literária, v. 6, p. 8–40, 2021.
ALVARADO, Maite; PAMPILLO, Gloria. Talleres de escritura. Con las manos en la masa. Buenos Aires: Coquena, 1988.
ALVARADO, Maite; PAMPILLO, Gloria; BOMBINI, Gustavo; FELDMAN, Daniel; ISTVAN. El nuevo escriturón: curiosas y extravagantes actividades para escribir. Ilustrações de Oscar Rojas e Istvan. Buenos Aires: Ediciones El Hacedor, 1993.
ANDRADE, Oswald de. Manifesto da poesia pau-brasil. Do pau-brasil à antropofagia e às utopias: manifestos, teses de concursos e ensaios. Obras completas. Introdução de Benedito Nunes. 2ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
BAS, Alcira; COLUSSI, Romina. La marca Grafein en los talleres de escritura. Buenos Aires: UNIPE, Editorial Universitária, 2024.
CRUZ, Robson. Bloqueio da escrita acadêmica: caminhos para escrever com conforto e sentido. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2020.
GARCÍA, Laura Rafaela. El oficio del taller como dispositivo de escritura creativa. Revista Ciencias de la Documentación, n. 3, p. 7–20, 2016. Disponível em: https://www.cienciasdeladocumentacion.cl/index.php/csdoc/article/view/84. Acesso em: 10 maio 2024.
GRESPAN, Viviane Maria da Silva. A (re)escrita no processo de criação: um estudo enunciativo de rascunhos em oficina literária. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2010. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2591. Acesso em: 25 set. 2023.
HOUDART-MEROT, Violaine. La création littéraire à l’université. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2018.
JOAQUIM, Felipe Ferreira; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins. Revisão bibliográfica: oficinas. Educação em Revista, v. 36, Belo Horizonte, p. 1–22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/J5G58pGL7dHCzHF36S94mZs/. Acesso em: 25 set. 2023.
LINK, Daniel. Opiniones contundentes [entrevista com Juan José Saer]. Página 12, 14 nov. 1999. Disponível em: https://www.pagina12.com.ar/1999/suple/libros/99-11/99-11-14/nota1.htm. Acesso em: 8 maio 2024.
LOGAN. El taller literario y los contornos culturales de Argentina: um bosquejo. Draco, n. 7, p. 253–265, 1995.
MCGURL, Mark. The program era: postwar fiction and the rise of creative writing. Nova York: Havard University Press, 2011.
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi – Años de formación. Barcelona: Anagrama, 2015.
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi – Los años felices. Barcelona: Anagrama, 2016.
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi – Un día en la vida. Barcelona: Anagrama, 2017.
PORRÚA, Ana. Bello como la flor de cactus. Buenos Aires: Barba de Abejas, 2019.
PRIETO, Martín. Un poema pegado en la heladera. Buenos Aires: Blatt & Ríos, 2024.
RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas-2/. Acesso em: 1o mar. 2025.
TOBELEM, Mario. El libro de Grafein. Teoría y práctica de un taller de escritura. Buenos Aires: Santillana, 1994.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Eduardo Coelho

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).