A presença da mitologia clássica e pensamento filosófico no regresso à Grécia de Sophia M. B. Andresen
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v18i29.9705Parole chiave:
Sophia de Mello Breyner Andresen, Poesia Portuguesa Contemporânea, Mitologia, Filosofia HelénicaAbstract
Mesmo quando não a evoca de forma explícita, a obra de Sophia emana quase sempre da presença da cultura clássica e da sua paixão pela Grécia. Não nos encontramos, contudo, perante uma explicação ou encenação fiel dos mitos, mas sim diante de uma mitologia pessoal em que Sophia recria os mitos à sua maneira, interiorizando os elementos míticos ao serviço de uma ontologia que busca as origens do ser. Procuramos aqui, de forma indicativa, dar expressão à presença do mito e temporalidade como pedras de toque do itinerário poético e filosófico do regresso de Sophia à Grécia.##submission.downloads##
Pubblicato
2014-05-15
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).