Walter Benjamin: ver a catástrofe
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v18i29.9706Parole chiave:
acidentes, catástrofes, cotidiano, criança.Abstract
Tomando como ponto central o fragmento “Acidentes e crimes”, que se encontra em Infância berlinense por volta de 1900, de Walter Benjamin, este artigo pretende mostrar, a partir da confrontação de Benjamin com o texto de Freud, Além do princípio do prazer, a diferença existente entre a percepção da criança e a do adulto, em meio ao cotidiano da cidade moderna. Trata-se de mostrar de que modo a percepção da criança, por não estar ainda centrada no ‘ver', deslocado os objetos de sua funcionalidade, dando ao que se passa no mundo o caráter de ‘acontecimento'. Com isso, posições clássicas acerca do papel do sujeito na relação de conhecimento são questionadas, assim como sua repercussão nos campos ético e político.
##submission.downloads##
Pubblicato
2014-05-15
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).