A QUESTÃO DA LIBERDADE ACADÊMICA EM SCHLEIERMACHER E NIETZSCHE

Autores

  • Marlon Tomazella UERJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v3i2.25910

Palavras-chave:

universidade, ciência, liberdade acadêmica.

Resumo

O artigo trata primeiramente de alguns fundamentos da Universidade moderna, tendo como referência Friedrich Schleiermacher, de modo a tornar compreensível, no interior de que contexto teórico fora concebida a idéia de “liberdade acadêmica” e - atrelada a ela - de “liberdade estudantil”. A partir disso, pode se tornar mais clara a crítica feita por Nietzsche às “Instituições de Ensino Superior” décadas depois, perante um formato de Universidade que não correspondia às nobres metas da época de sua fundação.

Biografia do Autor

Marlon Tomazella, UERJ

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: marlontomazella@yahoo.com.br

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Publicado

2010-06-04