A QUESTÃO DA LIBERDADE ACADÊMICA EM SCHLEIERMACHER E NIETZSCHE

Autores/as

  • Marlon Tomazella UERJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v3i2.25910

Palabras clave:

universidade, ciência, liberdade acadêmica.

Resumen

O artigo trata primeiramente de alguns fundamentos da Universidade moderna, tendo como referência Friedrich Schleiermacher, de modo a tornar compreensível, no interior de que contexto teórico fora concebida a idéia de “liberdade acadêmica” e - atrelada a ela - de “liberdade estudantil”. A partir disso, pode se tornar mais clara a crítica feita por Nietzsche às “Instituições de Ensino Superior” décadas depois, perante um formato de Universidade que não correspondia às nobres metas da época de sua fundação.

Biografía del autor/a

Marlon Tomazella, UERJ

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: marlontomazella@yahoo.com.br

Publicado

2010-06-04