A QUESTÃO DA LIBERDADE ACADÊMICA EM SCHLEIERMACHER E NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v3i2.25910Palabras clave:
universidade, ciência, liberdade acadêmica.Resumen
O artigo trata primeiramente de alguns fundamentos da Universidade moderna, tendo como referência Friedrich Schleiermacher, de modo a tornar compreensível, no interior de que contexto teórico fora concebida a idéia de “liberdade acadêmica” e - atrelada a ela - de “liberdade estudantil”. A partir disso, pode se tornar mais clara a crítica feita por Nietzsche às “Instituições de Ensino Superior” décadas depois, perante um formato de Universidade que não correspondia às nobres metas da época de sua fundação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.