Psicologia trágica e afirmação da existência em Nietzsche

Autores

  • Wellington Lima Amorim UFMA
  • Roberta Soares de Melo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v9i1.26637

Palavras-chave:

Nietzsche, Spinoza, Trágico

Resumo

Com o advento da Modernidade, a incerteza e a dúvida, passaram a ganhar importância no processo de conhecimento humano. Este estudo busca analisar como a modernidade tentou afastar a dúvida, incerteza e o erro, adoecendo o homem. Logo, tentar-se-á apresentar uma possível psicologia trágica em Nietzsche e um caminho para a superação e transvaloração dos valores decadentes do homem na afirmação da existência.

With the advent of modernity, uncertainty and doubt began to gain importance in human knowledge process. This study seeks to examine how modernity tried to keep the doubt, uncertainty and error, sick man. Soon, will try to present a possible tragic psychology in Nietzsche and a path to overcoming and revaluation of declining values of man in the affirmation of existence.

Biografia do Autor

Wellington Lima Amorim, UFMA

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atuei como professor visitante na Universidade de Barcelona - UB de 2009 a 2011. Atuo no Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós-doutorando em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado - UNC. Pós-doutorando em Filosofia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Membro e sócio individual da Casa do Poeta em Praia Grande/SP. Professor do Mestrado de Filosofia da Universidade Federal do Piaui. Professor do Mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Professor colaborador do Instituto Victoria ? INVICTO. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica. E ainda, pesquisador dos grupos: a) Investigações em Poéticas Visuais (UNESPAR). b) Memória, subjetividade e subjetivação no pensamento contemporâneo; c) Ética, cidadania e sustentabilidade (IMED); d) Educação Interdisciplinar, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade - GEIDS; e) Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia Brasileira f) Centro Brasileiro de pesquisa sobre a teoria da justiça de AMARTYA SEN: Interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. g) Grupo de Pesquisas Spinoza e Nietzsche Estudos de Filosofia da Imanência. Editor gerente da Revista Húmus. ISSN: 2236-4358 (http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus). QUALIS B1 (DIREITO) Editor gerente da Revista Cadernos Zigmunt Bauman - ISSN 2236-4099 QUALIS B2 (Lisguistica e Literatura)(http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/index). Editor Adjunto da Revista Trágica. 1982-5870. QUALIS B1 (FILOSOFIA)

Roberta Soares de Melo, UERJ

Mestre em Filosofia. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Downloads

Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos