Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação

Autores

  • Adriany Ferreira de Mendonça Professora Dra. do Departamento de Filosofia do IFCS/UFRJ.
  • Alexandre Ferreira de Mendonça Professor Dr. do Departamento de Fundamentos da Educação da FE/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v10i1.27122

Palavras-chave:

Nietzsche, Trágico

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as possíveis contribuições do pensamento de Nietzsche para a problematização de nossas práticas pedagógicas. Partindo de textos em que tal debate não aparece de um modo evidente – em especial Além do bem e do mal, Genealogia da moral e, principalmente, A gaia ciência – pretende-se levantar elementos tanto para a crítica ao que seria um modelo racionalista, idealista, e eminentemente teórico de educação quanto para se esboçar uma concepção artística de educação que se constitua em uma potente alternativa ao regime disciplinar vigente a partir da modernidade.

Biografia do Autor

Adriany Ferreira de Mendonça, Professora Dra. do Departamento de Filosofia do IFCS/UFRJ.

Dra. em Filosofia - UFRJ

Alexandre Ferreira de Mendonça, Professor Dr. do Departamento de Fundamentos da Educação da FE/UFRJ.

Dr. em Filosofia

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Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos