Niilismo, poesia e filosofia: Mario Faustino leitor de Friedrich Nietzsche

Autores

  • José Elielton de Sousa UFPI

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v12i3.28887

Palavras-chave:

Niilismo, poesia, filosofia.

Resumo

O texto trata da relação entre filosofia e poesia e tem por objeto de análise a possível influência de Friedrich Nietzsche sobre o poeta Mário Faustino, especialmente no poema-título de seu único livro publicado em vida, O homem e sua hora. Assim, pretendemos mostrar que especificamente neste poema, além da visão trágica do mundo, da crítica ao ascetismo cristão, da valorização do corpo como morada do ser, da simbologia mítica do eterno retorno, da constelação de mitos dionisíacos e de tantos outros temas caros à filosofia nietzschiana, é a presença do niilismo como uma espécie de fio condutor do poema que denota essa influência da filosofia nietzschiana na poesia faustiniana.

Biografia do Autor

José Elielton de Sousa, UFPI

Doutor (PUCRS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, PI, Brasil. 

Referências

ARALDI, Claudemir L. Para uma caracterização do niilismo na obra tardia de Nietzsche. Cadernos Nietzsche 5, p. 75 – 94, 1998.

BORNHEIM, Gerd A. Filosofia e Poesia. Matraga, nº 0, p. 61-69, 1986.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2003.

FAUSTINO, Mário. O homem e sua Hora e outros poemas. Pesquisa e Organização de Maria Eugenia Boaventura. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I. 3ª ed. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Romance e Metafísica. Revista Joaquim, nº 14, p. 4, 1947.

NIETZSCHE, Friedrich W. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

_____. A vontade de poder. Tradução original do alemão e notas de Marcos Sinésio Pereira Fernandes, Francisco José Dias de Moraes; apresentação de Gilvan Fogel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

_____. Crepúsculo dos ídolos, ou como se filosofa com o martelo. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017

NUNES, Benedito. A poesia de Mário Faustino. In: FAUSTINO, Mário. Poesia de Mário Faustino. Organização de Benedito Nunes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

Downloads

Publicado

2019-12-20