Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v14i2.37591

Palavras-chave:

Deleuze, cinema, pensamento, Serge Daney, televisão

Resumo

Deleuze aborda as relações entre cinema e pensamento no capítulo 7 de Cinema 2- A imagem-tempo, momento em que retoma o conjunto da problemática da passagem de Cinema 1- A imagem-movimento (1983) a Cinema 2- A imagem-tempo (1985), ou seja, da passagem do cinema clássico ao cinema moderno, que, neste capítulo, é investigada sob o ponto de vista de duas concepções diferentes acerca das relações entre cinema e pensamento. Nosso objetivo é, inicialmente, apontar a dimensão política característica do cinema moderno enunciada por Deleuze neste capítulo; num segundo momento, em continuidade com o primeiro, o objetivo é mostrar, a partir de algumas conclusões de A imagem-tempo, como Deleuze define o papel crítico do cinema em relação à televisão; neste momento, nos voltaremos para a famosa Carta a Serge Daney, escrita por Deleuze também na década de 80 (1986).

Biografia do Autor

Silene Torres Marques, Universidade Federal de São Carlos

Silene Torres Marques é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e atua na área de Filosofia Francesa Contemporânea. E-mail: zuca@ufscar.br/ silenetmarques@hotmail.com http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732017000200004

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Publicado

2021-09-17