Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i2.37591Palavras-chave:
Deleuze, cinema, pensamento, Serge Daney, televisãoResumo
Deleuze aborda as relações entre cinema e pensamento no capítulo 7 de Cinema 2- A imagem-tempo, momento em que retoma o conjunto da problemática da passagem de Cinema 1- A imagem-movimento (1983) a Cinema 2- A imagem-tempo (1985), ou seja, da passagem do cinema clássico ao cinema moderno, que, neste capítulo, é investigada sob o ponto de vista de duas concepções diferentes acerca das relações entre cinema e pensamento. Nosso objetivo é, inicialmente, apontar a dimensão política característica do cinema moderno enunciada por Deleuze neste capítulo; num segundo momento, em continuidade com o primeiro, o objetivo é mostrar, a partir de algumas conclusões de A imagem-tempo, como Deleuze define o papel crítico do cinema em relação à televisão; neste momento, nos voltaremos para a famosa Carta a Serge Daney, escrita por Deleuze também na década de 80 (1986).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.