Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i2.37591Keywords:
Deleuze, cinema, pensamento, Serge Daney, televisãoAbstract
Deleuze aborda as relações entre cinema e pensamento no capítulo 7 de Cinema 2- A imagem-tempo, momento em que retoma o conjunto da problemática da passagem de Cinema 1- A imagem-movimento (1983) a Cinema 2- A imagem-tempo (1985), ou seja, da passagem do cinema clássico ao cinema moderno, que, neste capítulo, é investigada sob o ponto de vista de duas concepções diferentes acerca das relações entre cinema e pensamento. Nosso objetivo é, inicialmente, apontar a dimensão política característica do cinema moderno enunciada por Deleuze neste capítulo; num segundo momento, em continuidade com o primeiro, o objetivo é mostrar, a partir de algumas conclusões de A imagem-tempo, como Deleuze define o papel crítico do cinema em relação à televisão; neste momento, nos voltaremos para a famosa Carta a Serge Daney, escrita por Deleuze também na década de 80 (1986).Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) license. This license allows third parties to remix, adapt, and create from the published work, attributing authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository, on a personal website, publishing a translation, or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.