Roberto Machado, Gilles Deleuze e a filosofia
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v15i1.51142Resumo
Neste artigo, buscarei apresentar as principais teses de “Deleuze, a arte e a filosofia”, versão revista e ampliada de “Deleuze e a filosofia”, de Roberto Machado, o primeiro livro sobre Deleuze no Brasil, e um dos primeiros no mundo. São elas: 1) a questão que move o pensamento deleuziano é “O que significa pensar?”; 2) Deleuze constrói a sua filosofia a partir de uma relação peculiar com a história da filosofia e com pensadores de outros domínios, como a ciência e a arte; 3) Deleuze faz mais uma geografia do pensamento do que uma história da filosofia, estabelecendo dois espaços antagônicos do pensamento, da representação e da diferença, utilizando a diferença como critério de seleção de seus aliados na tarefa de composição do espaço da diferença; 4) a singularidade de sua filosofia se deve ao seu procedimento, que pode ser abordado como uma colagem ou um teatro filosófico. A exposição dessas teses será entremeada com anedotas na tentativa de trazer ao leitor a presença do professor e filósofo Roberto Machado, que, ao encarnar os conceitos em seu próprio corpo, parecia transmitir uma vida intensa a eles, e a todos nós que o ouvíamos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.