Roberto Machado, Gilles Deleuze e a filosofia
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v15i1.51142Abstract
Neste artigo, buscarei apresentar as principais teses de “Deleuze, a arte e a filosofia”, versão revista e ampliada de “Deleuze e a filosofia”, de Roberto Machado, o primeiro livro sobre Deleuze no Brasil, e um dos primeiros no mundo. São elas: 1) a questão que move o pensamento deleuziano é “O que significa pensar?”; 2) Deleuze constrói a sua filosofia a partir de uma relação peculiar com a história da filosofia e com pensadores de outros domínios, como a ciência e a arte; 3) Deleuze faz mais uma geografia do pensamento do que uma história da filosofia, estabelecendo dois espaços antagônicos do pensamento, da representação e da diferença, utilizando a diferença como critério de seleção de seus aliados na tarefa de composição do espaço da diferença; 4) a singularidade de sua filosofia se deve ao seu procedimento, que pode ser abordado como uma colagem ou um teatro filosófico. A exposição dessas teses será entremeada com anedotas na tentativa de trazer ao leitor a presença do professor e filósofo Roberto Machado, que, ao encarnar os conceitos em seu próprio corpo, parecia transmitir uma vida intensa a eles, e a todos nós que o ouvíamos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) license. This license allows third parties to remix, adapt, and create from the published work, attributing authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository, on a personal website, publishing a translation, or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.