O grito mais do que o horror: Deleuze e a violência sensível em Francis Bacon

Autores

  • Matheus Barbosa Rodrigues universidade federal de são paulo

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v15i2.52534

Palavras-chave:

Deleuze, Francis Bacon, violência sensível, vitalismo.

Resumo

Partindo de Francis Bacon: logique de la sensation (1981), de Gilles Deleuze, nosso objetivo é determinar o papel da violência nos quadros de Francis Bacon. Em um primeiro momento, retomaremos os principais elementos da maneira com que Bacon torna visíveis forças invisíveis em sua pintura. Em seguida, elaboraremos a distinção deleuziana entre duas formas de violência, uma representativa e outra sensível. Para tanto, teremos como caso exemplar o “grito”, objeto da série de releituras que Bacon realiza do retrato de Velásquez do papa Inocêncio X. Nosso intuito é o de trazer à luz, por fim, uma leitura pouco convencional da estética baconiana: mais do que destacar das suas figuras deformadas a ausência de sentido da condição humana, trata-se de extrair delas, ao contrário, um inesperado vitalismo.

Biografia do Autor

Matheus Barbosa Rodrigues, universidade federal de são paulo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015). Cursa mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo e realizou estágio de pesquisa de mestrado (BEPE - FAPESP) na Universidade Paris Nanterre, onde desenvolveu pesquisa no laboratório de história das artes e das representações (HAR). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia francesa contemporânea.

Referências

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Publicado

2023-01-13

Edição

Seção

Artigos