O grito mais do que o horror: Deleuze e a violência sensível em Francis Bacon
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v15i2.52534Keywords:
Deleuze, Francis Bacon, violência sensível, vitalismo.Abstract
Partindo de Francis Bacon: logique de la sensation (1981), de Gilles Deleuze, nosso objetivo é determinar o papel da violência nos quadros de Francis Bacon. Em um primeiro momento, retomaremos os principais elementos da maneira com que Bacon torna visíveis forças invisíveis em sua pintura. Em seguida, elaboraremos a distinção deleuziana entre duas formas de violência, uma representativa e outra sensível. Para tanto, teremos como caso exemplar o “grito”, objeto da série de releituras que Bacon realiza do retrato de Velásquez do papa Inocêncio X. Nosso intuito é o de trazer à luz, por fim, uma leitura pouco convencional da estética baconiana: mais do que destacar das suas figuras deformadas a ausência de sentido da condição humana, trata-se de extrair delas, ao contrário, um inesperado vitalismo.
References
Deleuze, G., Francis Bacon – Logique de la Sensation, Paris: Éditions du Seuil, 2002.
Deleuze, G., Francis Bacon – the logic of sensation, London/New York: Continuun, 2003.
Deleuze, G., Lógica do sentido, São Paulo: Perspectiva, 2011.
Elisa Ferro Siqueira, B. “Francis Bacon: Um Grito Suspenso na Distorção da Imagem”. In: Psicanálise &Amp; Barroco Em Revista, 4(1), Julho de 2006, 51–66.
Lapoujade, D., Os movimentos aberrantes, São Paulo, N-1 edições, 2015
Machado, R., Deleuze – a arte a filosofia, Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
Nietzsche, F., Os pensadores – Nietzsche, São Paulo: Nova cultural, 1999.
Smith, W. “Deleuze’s Theory of Sensation: Overcoming the Kantian Duality”, in: Smith, W., Essays on Deleuze, Edinburgh: Edinburgh University Press Ltd, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) license. This license allows third parties to remix, adapt, and create from the published work, attributing authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository, on a personal website, publishing a translation, or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.