WALTER BENJAMIN E A MÚSICA POPULAR

Autores/as

  • Arthur Octávio Dutra C. Reis UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v7i2.26140

Palabras clave:

walter benjamin, música popular

Resumen

Quando, em 1935, Benjamin escreveu A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, o mercado do disco estava em seus primórdios. Thomas Edison, que gravou pela primeira vez a sua voz em 1877, e Emil Berliner, que em 1887 registrou um mecanismo que denominou de “gramofone”, foram artífices de um processo que, em parte pela limitação no registro de diferentes fontes sonoras, em parte pelo alto custo inicial de cada disco, só daria os primeiros resultados a partir do século XX. De fato, até que em 1902 o tenor Enrico Caruso fosse convencido pelo empresário Fred Gaisberg a gravar dez árias para a Gramophone Company1 , as possibilidades comerciais dos “discos achatados” não haviam sido inteiramente comprovadas.

Biografía del autor/a

Arthur Octávio Dutra C. Reis, UFRJ

Mestrando em filosofia no PPGF-UFRJ, bolsista CNPq, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: arthurdutra@yahoo.com.br

Publicado

2014-07-16

Número

Sección

Artigos