Se sofremos por amor a culpa é do Platão

Uma leitura crítica ao Banquete

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v17i1.56470

Palabras clave:

dualismo psicofísico, pensamento metafísico, afetividade, amor, desejo, Michel Onfray.

Resumen

O presente texto tem como objetivo tecer uma leitura crítica ao diálogo de Platão O Banquete, refletindo sobre as concepções de amor, sexualidade e afetividade que esse texto apresenta e a maneira através da qual tais concepções penetraram e se desenvolveram na cultura ocidental. Esta crítica será feita em uma perspectiva pós-moderna, baseada no texto de Michel Onfray Théorie du corps amoureux, bem como de alguns fragmentos de Nietzsche que embasam o pensamento deste autor, entre outras referências oportunas. Para isto o texto irá dividido em três partes distintas, a primeira reconstruindo em traços gerais os argumentos do texto de Platão, a segunda apontando as fragilidades destas concepções clássicas e a terceira direcionando o leitor para as alternativas disponíveis na contemporaneidade mediante tantas transformações nas formas de viver, de pensar e de amar que encontramos neste início de século XXI.

 

Biografía del autor/a

Francisco Fianco, Programa de Pós-Graduação em LetrasCurso de FilosofiaÁrea de Ética e ConhecimentoUniversidade de Passo Fundo

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (2002) e mestrado em Filosofia (2004) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, tendo desenvolvido dissertação de mestrado sobre Walter Benjamin (2004) sob orientação da Profa. Dra. Márcia Tiburi pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS e tese de doutorado sobre Nietzsche e a Escola de Frankfurt (2008) sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Duarte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduaçao em Letras, do Curso de Filosofia e da Área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo, RS.

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Publicado

2024-05-07

Número

Sección

Artigos