Uma tópica winnicottiana e spinoziana
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v16i1.58432Resumen
A primeira e a segunda tópicas de Freud, assim como os registros do psiquismo segundo Lacan, descrevem o funcionamento da psique humana a partir de uma base filosófica dicotômica, que crê enxergar uma instância pulsional propriamente natural que deve ser contida ou organizada por uma outra instância, cultural ou civilizatória: fundamento metafísico segundo o qual o corpo se opõe à mente, e esta deve reprimir os excessos bestiais daquele. Já Winnicott descreve o psiquismo sobre uma base imanentista, configurando uma tópica winnicottiana, na qual somos um psiquessoma, cuja força vital, que busca sempre a saúde, não precisa ser reprimida, mas expressa, e cuja mente a ele pode estar integrada ou dissociada. Antes dele, a filosofia da mente em Spinoza nos mostra, configurando uma tópica spinoziana, que somos um corpo afetivo e pensante, cuja essência é uma potência de agir expansiva, e que a mente pode compreender nossos afetos e pensamentos, ou ao contrário, dissociar-se imaginariamente do que ocorre conosco, formando ideias-da-ideia inadequadas e falsas, por medo da dor e dos próprios afetos.Citas
FREUD, S. Métapsychologie [Introduction à la psychanalyse] (1915). Œuvres complètes, v. III. Paris : PUF, 1994.
______ Le moi et le ça (1923). Œuvres complètes, v. XVI. Paris : PUF, 1991.
LACAN, J. Le Séminaire I: Les écrits techniques de Freud (1953-54). Paris : Seuil, 1975.
MARTINS, A. Pulsão de morte? Por uma clínica psicanalítica da potência. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ, 2009.
______ La philosophie de Spinoza peut-elle enrichir la psychanalyse ? In : Martins, A ; Sévérac. (orgs.) Spinoza et la psychanalyse. Paris : Hermann, 2012, p. 61-84.
______ A primeira ideia verdadeira no TIE: ideia do corpo e ideia da ideia. Revista Trágica, v.10, n.3, 2017, p.58-71.
SPINOZA, B. Tratado da Emenda do Intelecto. Campinas: Ed.Unicamp, 2015.
______ Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
WINNICOTT, D. W. Mind and its Relation to the Psyche-Soma (1949). Through pædiatrics to psychoanalysis: collected papers. London: Karnac, 1984.
______ O primeiro ano de vida (1958). Família e desenvolvimento individual. São Paulo: Ubu/WMF Martins Fontes, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.