ARTE DO CONSOLO DESTE LADO DE CÁ: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ARTE NA FILOSOFIA MADURA DE NIETZSCHE

Auteurs

  • Gabriel Herkenhoff C. Moura UFES

DOI :

https://doi.org/10.59488/tragica.v7i3.26618

Résumé

As reflexões acerca da arte possuem um papel fundamental no pensamento de Nietzsche, tendo atravessado, com maior ou menor ênfase, toda a trajetória do filósofo alemão. Entretanto, entre seu primeiro livro O Nascimento da Tragédia, publicado em 1972, e O Caso Wagner, livro publicado em seu último ano de atividade intelectual (1888), a compreensão de Nietzsche da arte sofre alterações consideráveis. Não se pretende, com isso, assumir uma fissão radical no pensamento do filósofo, uma vez que o próprio Nietzsche escreveu, em 1886, prefácios à segunda edição de seus cinco livros lançados até então – O Nascimento da Tragédia, Humano Demasiado Humano I e II, Aurora e A Gaia Ciência –, tratando de traçar uma unidade de pensamento1 . No entanto, um desses cinco prefácios é marcante no que diz respeito a uma mudança importante de perspectiva no pensamento do filósofo sobre a arte e é justamente o prefácio a O Nascimento da Tragédia, cujo título, Tentativa de Autocrítica, deixa claro o objetivo.

Biographie de l'auteur

Gabriel Herkenhoff C. Moura, UFES

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), bolsista CAPES. Vitória, ES, Brasil. Contato: gabriel.herkenhoff@gmail.com

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Publiée

2014-09-16

Numéro

Rubrique

Artigos