Quatro avatares para o conceito de diagrama
DOI :
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i3.48965Mots-clés :
Gilles Deleuze, Francis Bacon, diagrama, ato criativo, corpo sem órgãosRésumé
A partir da leitura de Francis Bacon: a lógica da sensação associada a Pintura: o conceito de diagrama, ambos de 1981, pretendo retomar o conceito de diagrama na intenção de criar seus avatares, o que permitirá concebê-los por platôs, mas ainda relacionados aos momentos pré-pictóricos e pictóricos do ato criativo em pintura. Com isso, apresento quatro avatares para o conceito de diagrama: diagrama-catástrofe, diagrama-motivo, diagrama-modulação e diagrama-acidente. Essa sequência de avatares permitiu chegar a seguinte definição de diagrama: uma sucessão de momentos no ato criativo acompanhada por uma visão háptica, cujo efeito é o registro de sensações pela figuração de matérias de expressão, o que pode resultar ou não em ressonância afetiva para um corpo (orgânico ou sem órgãos).
Références
AGOSTINHO, L. D. Diagrama ou dispositivo? Foucault entre Deleuze e Agamben. Cadernos de Ética e Filosofia Política, 30, 6-19, 2017.
AGUIRRE, G. S. Normatividad entre esteticidad y tecnicidad según Simondon: hacia una Estética del Derecho como Mecanología de las normas jurídicas. ARS, 17 (35), 19-42, 2019.
BARBOSA, M. de T. Pintar e pensar as forças: a criação em pintura e em filosofia segundo Deleuze. Viso: cadernos de estética aplicada, 8 (15), 80-99, jan.-dez. 2014.
BECKER, R. C. Direito e poder em Vigiar e punir: os conceitos de dispositivo e diagrama em Michel Foucault (uma leitura a partir de Gilles Deleuze). Dissertação (Mestrado em Direito) – PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2014.
CARDOSO JR., H. R. Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a teoria das multidões segundo Peirce. Veritas, Porto Alegre, 57 (1), 153-179, jan.-abr. 2012
COSTA, R. da. A presença da semiótica de C. S. Peirce nas reflexões de Gilles Deleuze sobre os signos. Cognitio, 20 (2), 286-303, jan.-dez. 2019.
DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. Tradução: Stella Senra. Editora Brasiliense, 1998.
DELEUZE, G. En medio de Spinoza. 2ª. Ed – Buenos Aires (Argentina): Editoral Cactus (Series Clases), 2008.
DELEUZE, G. Francis Bacon: lógica de la sensación 1. Traducción: Ernesto Hernández B. Cuba: Revista “Sé cauto”, 1984.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas. 5ª - Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
DELEUZE, G. Pintura: el concepto de diagrama. Buenos Aires (Argentina): Editoral Cactus (Serie Clases), 2007.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Tradução: Luiz Orlandi. 2ª. Ed. São Paulo: Editora 34 (Coleção TRANS), 2011.
FLORES, G. N.; VILLARREAL, X. M. Las transformaciones subjetivas en el diagrama de poder actual y sus implicaciones en la educación. Sophia, colección de Filosofía de la Educación, 31, 189-209, 2021.
FONTES FILHO, O. Francis Bacon sob o olhar de Gilles Deleuze: a imagem como intensidade. Viso: cadernos de estética aplicada, 1 (3), 70-90, set.-dez., 2007.
GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. Tradução: Suely Belinha Rolnik. 3ª. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
HAN, B.-C. Topologia da violencia. Tradução: Paulo Enio Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.
HUR, D. U. Deleuze e a constituição do diagrama de controle. Fractal: Revista de Psicologia, 30 (2), 173-179, maio-ago. 2018.
LANDAETA, P.; ROJAS B.; CRISTIA, M. Um vitalismo deleuziano: bosquejos sobre el diagrama. Revista Filosofia, 29 (46), 73-94, jan.-abr. 2017.
MARCOS, C. L. Ser y devenir en los diagramas: huellas y protoformas como subtexto arquitectónico: de Deleuze a Eisenman. EGA, 16 (18), 102-115, 2011.
ROQUE, T. Sobre a noção de diagrama: matemática, semiótica e as lutas minoritárias. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência. 8 (1), 84-104, 2015.
ROWAN, J.; CAMPS, M. Los diagramas como materialización de la investigación en arte y diseño. ANIAV: Revista de Investigación en Artes Visuales, 3, 53-66, sep. 2018.
SIERRA, M. C. El concepto de diagrama en Gilles Deleuze. Monografia (Licenciatura em Filosofia) – Universidad Andrés Bello, Santiago (Chile), 2020.
SILVA, C. V. Diagrama e catástrofe: Deleuze e a produção de imagens pictóricas. Viso: cadernos de estética aplicada, 8 (15), 66-79, jan.-dez. 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs préservent les droits d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Cette licence permet à des tiers de remixer, d'adapter et de créer à partir du travail publié, en attribuant le crédit d'auteur et la première publication dans cette revue. Les auteurs sont autorisés à accepter des contrats supplémentaires séparément pour la distribution non exclusive de la version du travail publié dans cette revue (par exemple, publier dans un référentiel institutionnel, sur un site personnel, publier une traduction ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue.