Explicando a máquina territorial primitiva
Deleuze e Guattari encontram os sistemas de parentesco
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v17i2.61413Palavras-chave:
máquina territorial primitiva, sistemas de parentesco, dívida, posições móveisResumo
O intuito deste artigo é explicitar o modo de funcionamento daquilo que, em O anti-Édipo (1972), o filósofo Gilles Deleuze e o psicanalista Félix Guattari chamam de “máquina territorial primitiva”, privilegiando, para tanto, a recepção crítica dos autores em relação às ideias defendidas pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss em As estruturas elementares do parentesco (1949). Veremos que os autores tentarão marcar sua distância em relação a Lévi-Strauss argumentando que 1) a máquina territorial primitiva opera mais em função da dívida do que da troca e 2) que este funcionamento pressupõe um caráter essencialmente móvel das posições reservadas a cada personagem do parentesco.Referências
ANTA DIOP, Cheikh. Precolonial black Africa. Trad. Harold Salemson. Westport: Lawrence Hill & Co., 1987.
CIRCUNCISÃO. Direção: Jean Rouch. Produzido e distribuído pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) em parceria com o Sécretariat d’État à la Coopération. Paris: 1949.
CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. Trad. Theo Santiago. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DELEUZE, Gilles. “Curso St. Denis-Vincennes (O anti-Édipo e Mil Platôs)” [online]. Paris, 1971. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/. Último acesso em 25/09/2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: 34, 2010.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Trad Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
GRIAULE, Marcel. “Remarques sur l’oncle utérin au Soudan.” Cahiers Internationaux de Sociologie. Nouvelle série, vol. 16, 1954.
GUERÓN, Rodrigo. Capitalismo, desejo e política. Deleuze e Guattari leem Marx. Rio de Janeiro: Nau, 2020.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. 7ª edição. Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2012.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
SIBERTIN-BLANC, Guillaume. Politique et État chez Deleuze et Guattari. Paris, PUF, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Fernando Carrer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.