Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1) Os trabalhos disponibilizados à publicação na Revista AISTHE devem circunscrever-se às modalidades seguintes:

I Artigos versando sobre questões de ESTÉTICA em geral e Filosofia da Arte, com até 20 páginas.

II Interpretações críticas de obras de arte, até 15 páginas.

III Traduções de obras clássicas do grego ou do latim, ou de textos modernos e contemporâneos ainda não traduzidos e relevantes para os estudos de ESTÉTICA e Filosofia da Arte. As traduções deverão respeitar o máximo de 20 páginas, mas serão analisadas caso a caso tendo em consideração a importância da obra traduzida.
Obs.:
Os tradutores devem observar possíveis restrições de Copyright, sendo preferível, portanto, a tradução de obras clássicas ou cuja cessão de direitos já foi previamente negociada com o autor e/ou a editora detentora dos mesmos. Nos demais casos, é preferível submeter à revista um projeto com parte da tradução e, em caso de sua aprovação, será tentada uma negociação para a cessão dos direitos autorais.

IV Discussão de artigos previamente publicados pela revista, com no máximo 5 páginas
Obs.:
Nesse caso, o autor do primeiro artigo será convidado a responder as objeções do proponente e a este será dado o direito de uma resposta. O prosseguimento da discussão além desse ponto ficará a critério dos editores, tendo em vista a importância do tema em debate.

V Notícias bibliográficas, compreendendo análise crítica sucinta de obras recém-publicadas, com o máximo de 2 páginas.

 

2) As colaborações devem ser por e-mail para o endereço fsantoro@matrix.com.br no formato MS Word (.doc), de acordo com as seguintes regras:

I Devem ser escritas em português, espanhol, francês, inglês ou italiano.

II O texto deve ser escrito em espaço duplo, com fonte tamanho 12. As fontes que devem ser utilizadas são as seguintes:
a Texto Comum - Times New Roman
b Grego -  Times New Roman Unicode ou New Athena Unicode (baixar aqui)

III A colaboração deve ser apresentada em um arquivo contendo exclusivamente o corpo do texto, sem título e o nome do autor, bem como quaisquer outras formas de identificação do mesmo.

 

IV As citações no corpo do texto seguem as regras gerais da ABNT, devendo ser indicadas entre parênteses, pelo sistema autor/ data/ página. Exemplos: "... na épica, diz H.A. Havelock (Havelock, 1978, p. 192), a ação prevalece..."; "Ora, segundo Lévi-Strauss (Lévi-Strauss, 1959, p. 56), é com o advento da filosofia..."

V As notas de rodapé, numeradas em algarismos arábicos seqüenciais, devem ser reservadas exclusivamente para comentários sobre aspectos particulares do texto ou da bibliografia, devendo as citações e indicações bibliográficas nelas contidas obedecer aos mesmos critérios utilizados nas citações no corpo do texto.

VI As ilustrações (tabelas, gráficos, lâminas, fotografias, etc.) devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que serão inseridas no texto ou que aparecerão no fim do texto, e acompanhadas das respectivas legendas.

VII Agradecimentos, menções a agências de fomento e outros informes devem ser relacionados brevemente, após as referências bibliográficas.


VIII As referências bibliográficas devem ser colocadas após o texto, em ordem alfabética, conforme os seguintes exemplos:
Livros em geral:
Com um único autor:
REEVE, C.D.C. Philosopher kings: the argument of Plato's Republic. Princeton: Princeton University Press, 1988.
Com até três autores:
KLIBANSKY, R.; PANOFSKI, E.; SAXI, F. Saturn and melancoly. London, New York: Thomas Nelson & Sons Ltd., 1964.
Com mais de três autores:
EIKHENHAUM, H. et al. Teoria da literatura. Formalistas russos. Trad. de A. M. Ribeiro et al. Porto Alegre: Globo, 1970.
Livros traduzidos:
MOMIGLIANO, A. Os limites da helenização. Tradução de Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
Livros de responsabilidade de entidades coletivas (entrada pelo título):
THE ANCIENT CAMBRIDGE HISTORY. Cambridge: Cambridge University Press, 1954. 3v.
Publicações consideradas em parte:
Partes de publicações avulsas, sem título:
THIRD INTERNATIONAL PHILOSOPHY SYMPOSIUM: PLATO'S AND ARISTOTLE' S CONCEPTION OF JUSTICE IN RELATION TO MODERN AND CONTEMPORARY THEORIES OF JUSTICE. Atenas, Philosophical Society, 1987. p. 55-59.
Partes de publicações avulsas, com título:
VLASTOS, Gregory. Elenchus and mathematics. In: _____. Socrates: ironist and moral philosopher. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 1991. Cap. 4, p. 107-31.
GUTHRIE, W.K.C. Plato's "unwritten" metaphysics. In: ______. A history of Greek philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1978. V. 5, cap. 7, p. 418- 48.
KAHN, Charles. H. Did Plato write Socratic dialogues? In: BENSON, H. Essays on the philosophy of Socrates. Oxford, New York: Oxford University Press, 1992. p. 35-52.
Publicações periódicas e seriadas:
Consideradas no todo:
PHRONESIS, a journal for ancient philosophy. Assen, Van Gorcum, 1984.
LES ÉTUDES PHILOSOPHIQUES. Pensée juive et philosophique. Bordeaux, v. 2, n. 2, avr-juin, 1984.
Artigos de periódicos:
HOURANI, Georges F. Thrasymachus' definitions of justice in Plato's Republic. Phronesis. Assen, v. 7. p. 110-20,1962
Tese Acadêmica: BARBOSA, Rafael, 2005. Caminhos a idéia de natureza em Aristóteles, dissertação em filosofia pela UFRJ.
Documentos on-line: SANTORO, Fernando, 2003. "O Catálogo das Nereidas" disponível em: http://www.ifcs.ufrj.br/~fsantoro/ousia/artigo_nereidas.htm

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.