Arte e Política: estudos de Jacques Rancière.

Autores

  • Rodrigo Guéron Instituto de Artes - UERJ

Resumo

Investigamos aqui o conceito de “Partilha do Sensível” em Jacques Rancière como parte de uma pesquisa mais ampla sobre as relações entre arte e política. Além disso, expomos o que vem a ser para Rancière cada um dos três regimes de identificação da arte, e tratamos da maneira como a arte contemporânea tem, para nós, a sua dimensão política na medida que busca intervir, desconstruir e alterar uma “partilha do sensível” pré estabelecida.

Palavras-chave: Arte; Política; Partilha do Sensível; Arte Contemporânea.

Abstract: We are here investigating the concept of the “Distribution of the Sensible” by Jacques Rancière as part of a wider research about the relations between arts and politics. Besides that, we expose what comes to be for Rancière each one of the three systems for identifying art, and we handle the manner that contemporary art has, for us, its political dimension, to the extent it attempts to intervene, deconstruct and change a pre-established “distribution of the sensible”.

Keywords: Art; Politics; Distribution of the Sensible; Contemporary Art.

Biografia do Autor

Rodrigo Guéron, Instituto de Artes - UERJ

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Instituto de Artes, chefe do departamento de Linguagens Artísticas e coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação do referido Instituto; doutor em Filosofia também pela UERJ (2004), linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte, com tese sobre Cinema e Filosofia; mestrado e graduação em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com dissertação sobre Nietzsche e a História; membro do grupo de pesquisa do CNPQ Pensamento e Experiência e do grupo de trabalho na Anpof sobre "Pensamento Contemporâneo. Autor do livro"Da Imagem ao Clichê, do Clichê a Imagem. Deleuze, Cinema e Pensamento, pela editora Nau, com apoio da Faperj. Rodrigo Guéron tem artigos sobre Filosofia e Arte, Filosofia e Cinema, Filosofia e Política, Arte e Política, Filosofia, Arte, Cinema e Política; e tem também cerca de 17 anos de experiência como Professor Universitário em universidades públicas e privadas, ministrando disciplinas de Filosofia, política, estética, arte e cinema. Além de Filósofo e Professor, Rodrigo Guéron é também diretor e roteirista de cinema e televisão, com destaque para direção de 3 curtas metragens, 750-Cidade de Deus, Clandestinidade e Eu Estou Bem Cada Vez Melhor, com prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Tem ainda uma atuação política e institucional na área de cinema, foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Rio de Janeiro (2005), trabalhou como roteirista para a Fundação Roberto Marinho, e é membro dos conselhos editoriais das revistas Global/Brasil e Aisthé.

Downloads

Publicado

2012-06-12

Edição

Seção

Artigos