A recepção da Poética no Fausto de Goethe

Autores

  • Cláudio de Souza Castro Filho UERJ Instituto de Artes

Palavras-chave:

Poética de Aristóteles, Fausto de Goethe, Gretchentrag¶die, tragédia, Romantismo alemão

Resumo

Os escritos teóricos de Johann Wolfgang von Goethe deixam clara a participação do poeta alemão nas discussões acerca da Poética de Aristóteles que, percebidas desde a Renascença, retomam o fôlego a partir do Classicismo francês, no século XVII). Em meio à produção dramatúrgica e às discussões filosóficas do século XVIII, Goethe caminha na direção contrária de visões conservadoras que interpretam a letra aristotélica de forma dogmática, prescritiva. Pelo contrário, o poeta incorpora em sua obra teatral, especialmente no Primeiro Fausto, noções substanciais da Poética, como a peripécia e o reconhecimento trágicos, sobretudo no que se refere à Gretchentrag¶die. Por outro lado, a escrita goethiana subverte os cânones clássicos ao construir uma obra dramática episódica, similar à forma épica do teatro medieval. É sobre as aproximações e diferenças entre a filosofia aristotélica e a poesia goethiana que este artigo pretende tratar.

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Publicado

2016-11-21