Héracles e a interlocução do Nume

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v6i1.18204

Palavras-chave:

tragédia grega, Eurípides, Héracles, Nume, justiça

Resumo

A trama da tragédia Héracles de Eurípides é composta de três partes: na primeira, a família de Héracles está sob ameaça de morte pelo tirano Lico e espera ansiosamente pelo retorno do herói de sua última missão; na segunda, Héracles retorna e mata o tirano; e na terceira Héracles -- possuído por Fúria -- mata sua própria família e quando recobra consciência de seu terrível feito, planeja cometer suicídio, mas é persuadido por Teseu a aceitar seu infortúnio e suportar a dor de viver sob o peso de sua falta. A crítica tradicional acusou de falta de unidade esta composição por justaposição. Neste trabalho, pretendemos mostrar que é possível ver a unidade desta tragédia no perfeito entrelaçamento da questão da justiça e do diálogo com o Nume. E, naturalmente, tentar responder que noção de justiça se mostra no desenvolvimento da trama, e como essa noção se entrelaça com a interlocução do Nume.

Biografia do Autor

Jaa Torrano, Universidade de São Paulo

Professor Titular de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo, Brasil.

Referências

BARLOW, Shirley A. Structure and Dramatic Realism in Euripides' Heracles. In: McAUSLAN, Ian & WALCOT, Peter. Greek Tragedy. Oxford University Press, 1993, pp. 153-165.

EURIPIDES. Heracles with Introduction and Commentary by Godfrey W. Bond. Oxford Clarendon Press, 1988.

EURIPIDES. Heracles with Introduction Translation and Commentary by Shirley A. Barlow. Warminster, Aris & Phillips, 1998.

EVRIPIDIS. Fabulae Edidit J. Diggle. Tomus II insunt Supplices, Electra, Hercules, Troades, Iphigenia in Tauris, Ion. Oxford Classical Text, 1981.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Torrano, J. (2018). Héracles e a interlocução do Nume. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.25187/codex.v6i1.18204

Edição

Seção

Artigos