A construção da autoimagem de Plínio, o Jovem em suas Cartas

Autores

  • Leni Ribeiro Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Iana Lima Cordeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.5203

Palavras-chave:

Epistolografia Romana, Representação de si, Plínio, o Jovem

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar, a partir da noção de ethos, a forma como Plínio, o Jovem se representa em suas Cartas, a partir de quatro categorias: a) discurso direto sobre si; b) autoelogio por meio de discurso atribuído a terceiros; c) descrição de eventos para usar o próprio comportamento como modelo a ser seguido e d) desejo de ser consagrado na posteridade. Concluímos que, em suas cartas, Plínio constrói um ethos cujo objetivo seria amplificar seu próprio impacto no campo literário.

Biografia do Autor

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Língua e Literatura Latina do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição.

Iana Lima Cordeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Letras-Português da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora de Iniciação Científica, sob orientação da Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Leite, L. R., & Cordeiro, I. L. (2016). A construção da autoimagem de Plínio, o Jovem em suas Cartas. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 4(2), 74–91. https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.5203

Edição

Seção

Artigos