A construção da autoimagem de Plínio, o Jovem em suas Cartas

Autori

  • Leni Ribeiro Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Iana Lima Cordeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.5203

Parole chiave:

Epistolografia Romana, Representação de si, Plínio, o Jovem

Abstract

O objetivo deste artigo foi analisar, a partir da noção de ethos, a forma como Plínio, o Jovem se representa em suas Cartas, a partir de quatro categorias: a) discurso direto sobre si; b) autoelogio por meio de discurso atribuído a terceiros; c) descrição de eventos para usar o próprio comportamento como modelo a ser seguido e d) desejo de ser consagrado na posteridade. Concluímos que, em suas cartas, Plínio constrói um ethos cujo objetivo seria amplificar seu próprio impacto no campo literário.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Língua e Literatura Latina do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição.

Iana Lima Cordeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Letras-Português da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora de Iniciação Científica, sob orientação da Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite.

##submission.downloads##

##submission.additionalFiles##

Pubblicato

2016-12-16

Come citare

Leite, L. R., & Cordeiro, I. L. (2016). A construção da autoimagem de Plínio, o Jovem em suas Cartas. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 4(2), 74–91. https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.5203

Fascicolo

Sezione

Artigos