Ira e vingança no Ájax de Sófocles
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v13i1.69116Palavras-chave:
Vingança, Ájax, ira, SófoclesResumo
No Ájax de Sófocles, a vingança desejada pelo protagonista homônimo é um elemento importante do enredo, mas tem algo de secundário, já que a ação mesma ocorre antes do início do drama e ela fracassa, pois Ájax está delirante quando acredita punir seus inimigos e não há uma segunda tentativa. Mais interessante, porém, é que a energia mesma manifestada na violência vingativa circula pela tragédia como um todo, de forma mais evidente no terço final do drama, quando são Menelau e Agamêmnon que tentam se vingar do antigo aliado e, por tabela, de seu protetor Teucro. Antes disso, porém, essa força destrutiva já está presente nos discursos do protagonista após recuperar sua consciência, incluindo-se até mesmo seu último discurso antes do suicídio. Ainda que a maioria das leituras dessa tragédia defenda a presença de um processo catártico em suas últimas cenas, sobretudo por meio da estrutura da compaixão (eleos), insiste-se aqui nas multiformas poéticas e afetivas da energia da vingança sobressair sempre de novo ao longo de toda a tragédia.
Downloads
Referências
BOCKSBERGER, Sophie M. Ajax Telamonian: the myth in archaic and classical Greece. Oxford: Oxford University Press, 2021.
CLAY, Jenny S. The wrath of Athena: gods and men in the Odyssey. Lanham: Rowman & Littlefield, 1997.
CURRIE, Bruno. Homer’s allusive art. Oxford: Oxford University Press, 2016.
DE JONG, Irene J. F.. Where narratology meets stylistics: the seven versions of Ajax’ madness. In: DE JONG, I. J. F.; RIJKSBARON, A. (org.) Sophocles and the Greek language: aspects of diction, syntax and pragmatics. Leiden: Brill, 2006, pp. 73-94.
DIGGLE, James. (org.) The Cambridge Greek Lexikon. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.
EASTERLING, Patricia E. The tragic Homer. Bulletin of the Institute of Classical Studies v. 31, pp. 1-8, 1984.
FANTUZZI, Marco. The Rhesus attributed to Euripides. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
FINGLASS, Patrick J. Sophocles: Ajax. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
FRADE, Gustavo. Identidade, manifestação e repressão entre os aqueus (Tersites na Ilíada, canto 2). Classica v. 37, pp. 1-20, 2024.
GARVIE, A. F. Sophocles: Ajax. Warminster: Aris & Phillips, 1998.
HESK, Jon. Sophocles: Ajax. London: Duckworth, 2003.
GOLDHILL, Simon. Reading Greek tragedy. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
GOLDHILL, Simon. Choreography: the lyric voice of Sophoclean tragedy. In: GAGNÉ, R.; HOPMAN, M. (org.) Choral mediations in Greek tragedy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, pp. 100-29.
GRIFFITH, Mark. Sophocles: Antigone. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
HENRICHS, Albert. The tomb of Aias and the prospect of hero cult in Sophokles. Classical Antiquity v. 12, pp. 165-80, 1993.
HESK, Jon. Sophocles: Ajax. London: Duckworth, 2003.
HOMERO. Ilíada. Tradução e ensaio introdutório: Christian Werner. São Paulo: SESI-SP; Ubu, 2018.
JEBB, Richard C. Sophocles: The Plays and Fragments. Parte VII: “The Ajax”. Cambridge: Cambridge University Press, 1907.
KAHANE, Ahuvia. The interpretation of order: a study in the poetics of Homeric repetition. Oxford: Oxford University Press, 1994.
KNOX, Bernard M. W. The heroic temper: studies in the Sophoclean tragedy. Berkeley: University of California Press, 1964.
LIEBERT, Rana S. Tragic pleasure from Homer to Plato. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
LORAUX, Nicole. La voix endeuillée: essai sur la tragédie grecque. Paris: Gallimard, 1999.
MUELLER, Melissa. Objects as actors: props and the poetics of performance in Greek tragedy. Chicago: University of Chicago Press, 2016.
MUELLNER, Leonard C. The anger of Achilles: mēnis in Greek epic. Ithaca; London: Cornell University Press, 1996.
MUNTEANU, Dana L. Tragic pathos: pity and fear in Greek philosophy and tragedy. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2012.
NAGY, Gregory. The best of the Achaeans: concepts of the hero in archaic Greek poetry. 2a ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1999.
NOOTER, Sarah. When heroes sing: Sophocles and the shifting soundscape of tragedy. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2012.
PUCCI, Pietro. Les ‘figures’ de la métis dans l’Odyssée. Metis 1, pp. 7-28, 1986.
REINHARDT, Karl. Sophokles. 3ª ed. Frankfurt;Main: Klostermann, 1947.
REINHARDT, Karl. Sófocles. Trad.: Oliver Tolle. Brasília: EdUnb, 2007.
SCHEIN, Seth. L. The mortal hero: an introduction to Homer’s Iliad. Berkeley: University of California Press, 1984.
STAROBINSKI, Jean. L’épée d’Ajax. In: STAROBINSKI. Trois fureurs. Paris: Gallimard, 1974, pp. 11-71.
STOCKING, Charles H. Homer’s Iliad and the problem of force. Oxford: Oxford University Press, 2023.
SÓFOCLES. Ájax. Tradução, introdução e notas: Maria Luísa O. Resende. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013.
SÓFOCLES. Ájax. Tradução: Jaa Torrano. Ateliê; Mnema: Cotia; Araçoiaba da Serra, 2022.
TELÒ, Mario. Archive feelings: a theory of Greek tragedy. Columbus: Ohio State University Press, 2020.
WARWICK, Celsiana. We two alone: conjugal bonds and homoerotic subtext in the Iliad. Helios v. 46, n. 2, pp. 115-39, 2019.
WERNER, Christian. A arbitrariedade do sentido e do poder em Ájax 1047-1162. PhaoS v. 4, pp. 141-57, 2004.
WERNER, Christian. O tema da saciedade e a representação do guerreiro na Ilíada. Classica v. 32, n. 2, p. 181-97, 2019.
WERNER, Christian. O escudo de Aquiles e a tensão entre guerra e mousiké no canto XVIII da Ilíada. Synthesis 29.1, e115, 2022.
WERNER, Christian. Reading Diadorim in J. G. Rosa’s Grande sertão: veredas with the Iliadic Achilles. SILVA, M. F. et al (org.) Homer in Iberian-American Culture and Literature. Newcastle: Cambridge Scholars, 2024a, pp. 192-214.
WERNER, Christian. Beauty in war? Creation and destruction in Homer’s Iliad. In: BRASETE, Maria F.; MORAIS, Carlos. (org.) Achilles beyond fury: other faces of the hero. Newcastle: Cambridge Scholars, 2024b, pp. 13-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Christian Werner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







