O latim como ferramenta de expansão do vocabulário do português

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.12077

Parole chiave:

Ensino de latim, Etimologia

Abstract

Este artigo tem como objetivo traçar um breve panorama do ensino de latim no país, comentar perspectivas atuais para o campo e sugerir uma abordagem etimológica do ensino da língua que possa proporcionar a amplicação do vocabulário, no português, dos alunos. Não se trata de um retorno à falácia do aprender latim para saber bem português, mas de um atalho para a expansão vocabular, pois não é natural para todos a percepção dos radicais latinos em suas derivações na língua portuguesa, fazendo-se necessário pensar uma forma de ensino que demonstre tais evidências em benefício dos alunos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Iana Lima Cordeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É membro do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) na área de Linguística, Letras e Artes, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Bolsa Pesquisador Capixaba 2016-2018) pela mesma Fundação.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Anita Correia Lima de. “Aulas régias no império colonial português: o global e o local”. In: LIMA, Ivana Stolze; CARMO, Laura do (Org.). História social da língua nacional. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2008; p. 65-90.

BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. Paris: Éditions du Seuil, 1973.

BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos de filologia românica: História Interna das Línguas Românicas, v. 2. São Paulo: E, 2010.

BEARD, Mary; HENDERSON, John. Antiguidade clássica: uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

CACHO, Joaquín Fernandéz. Didáctica del latín. Zaragoza: Instituto de Ciencias de la Educación, 2001.

CONTE, Gian Biagio; BERTI, Emanuele; MARIOTTI, Michela. La sintassi del latino. Firenze: Le Monnier, 2006.

DOMINIK, William. Words & ideas. Mundelein: Bolchazy-Carducci, 2008.

ELIA, Sílvio. Preparação à linguística românica. 2ª ed. revista e aumentada. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979.

FARIA, Ernesto. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1999.

FIORIN, José Luiz. “Letras clássicas no 2º grau: competência textual e intertextual”. Anais do II Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Mito, religião e sociedade. São Paulo: SBEC, vol. 1, 1991; p. 514-519.

FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à lingüística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2012.

FORTES, Fábio. “Latim e linguística: concepções de linguagem e ensino”. In: FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. O latim hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015; p. 119-130.

FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. “A sobrevivência do latim”. In: FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. (Org.). O latim hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015; p. 23-39.

FREIRE, Luiz GL. “Educação jesuítica do século XVI ao XVIII: a memória do espaço e o espaço da memória”. Cadernos do CEOM. Chapecó, v. 22, n. 31, 2009; p. 177-191.

GREEN, Tamara M. The Greek and Latin roots of English. Fourth Edition. Lanham: Rowman & Littlefield, 2008.

GUIMARÃES, José Otávio. Apresentação. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira (Org.). A tradição clássica e o Brasil. Brasília: Fortium, 2008; p. 5-13. Disponível em: <http://www.academia.edu/3302408/A_Tradição_Clássica_e_o_Brasil>. Acesso em: 15 jan. 2017.

GUMBRECHT, Hans. Produção de presença. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC, 2010.

JONES, Peter V; SIDWELL, Keith C. Aprendendo latim. Tradução Isabella Tardin Cardoso e Paulo Sergio de Vasconcellos. São Paulo: Odysseus, 2014.

LEITE, Leni Ribeiro. Latine Loqui: curso básico de latim. Vitória: EDUFES, 2016. 2 v.

__________. “Aprendendo a ler - e a falar - em latim”. In: FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. (Org.) O latim hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2015; p. 131-151.

LEITE, Leni Ribeiro. CASTRO, Marihá Barbosa. “O ensino de língua latina na Universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em Letras”. In: Organon, v. 29, n. 56. Porto Alegre: 2014. p. 223-244. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43622. Acesso: 24 out 2016.

LIMA, Alceu Dias. Uma estranha língua? Questões de linguagem e método. São Paulo: Unesp, 1995.

__________. “O golpe do latim”. Classica (Brasil) 5/6, supl. 1. Belo Horizonte: SBEC, 2000; p. 169-171.

MACIEL, Lizete S.B.; SHIGUNOV NETO, Alexandre. “A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino”. In: Educação e pesquisa. Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, v. 32, n. 3, set./dez. 2006; p. 465-476.

MAURER, Henrique. Gramática do latim vulgar. Porto Alegre: Livraria Acadêmica, 1959.

MINKOVA, Milena; TUNBERG, Terence. Latin for the new millenium. Mundelein: Bolchazy-Carducci, 2008.

NEGRÃO, Esmeralda et al. “A competência linguística”. In: FIORIN, José (org.). Introdução à linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002; p. 95-119.

PINTO, Neiva Ferreira. “Nossa herança. Nosso trabalho”. In: FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. (Org.) O latim hoje: Reflexões sobre a cultura clássica e o ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015; p. 41-51.

SANTOS SOBRINHO, José Amarante. Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção: discursos, práticas, representações, proposta metodológica. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SOUZA, Rosa Fátima de. “A renovação do currículo do ensino secundário no Brasil: as últimas batalhas pelo humanismo (1920--1960)”. Currículo sem fronteiras, v. 9, n. 1, Jan/Jun 2009; p.72-90.

VASCONCELLOS, Paulo Sérgio de. “Ensino e pesquisa de língua e literatura latina no Brasil de hoje”. In: FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia (Org.). O latim hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2015; p. 53-68.

VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar. Edição organizada por António Salgado Júnior. Lisboa: Sá da Costa, 1949-1953.

VIDOS, Benedek Elemér. Manual de linguística românica. Trad. José Pereira da Silva, com revisão técnica de Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996 [1902].

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-12-28

Come citare

Cordeiro, I. L., & Leite, L. R. (2017). O latim como ferramenta de expansão do vocabulário do português. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(2), 29–48. https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.12077

Fascicolo

Sezione

Artigos