Produção do Espaço e Estruturação da Cidade: o Bairro do Altiplano Cabo Branco “Nobre” em João Pessoa-PB

Autores

  • Paula Dieb Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Doralice Sátyro Maia Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.13026

Palavras-chave:

Reestruturação Urbana, Reestruturação da Cidade, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa

Resumo

O artigo discute a produção do espaço urbano contemporâneo, a partir da investigação acerca das transformações recentes ocorridas no Bairro Altiplano Cabo Branco, localizado na cidade de João Pessoa-PB. Este bairro tem sido alvo, nos últimos anos, de intensa produção imobiliária, após alterações na legislação de uso e ocupação do solo de uma área considerada patrimônio ambiental e paisagístico do Estado. A pesquisa está fundamentada na concepção de produção do espaço e dos seus agentes, na investigação da regulamentação do uso e da ocupação do solo do bairro, bem como na análise de documentos -- Registros de Incorporação, Pesquisa de Mercado Imobiliário e Cartas de Habite-se -- que refletem as transformações nele ocorridas. Constatou-se que o processo de caráter eminentemente local, embora viabilizado em parte pelo Governo Federal e pelo capital financeiro, desencadeia processos mais complexos de reestruturação que ultrapassam a escala do bairro e sua produção imobiliária, abrangendo também a escala intraurbana.

Biografia do Autor

Paula Dieb Martins, Universidade Federal da Paraíba

Arquiteta e Urbanista; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPB)

Doralice Sátyro Maia, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Departamento de Geociências (UFPB, Campus João Pessoa); Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Arquitetura e Urbanismo (UFPB); colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPE)

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Martins, P. D., & Maia, D. S. (2017). Produção do Espaço e Estruturação da Cidade: o Bairro do Altiplano Cabo Branco “Nobre” em João Pessoa-PB. Espaço Aberto, 7(2), 137–155. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.13026